Título
China: estudo sobre uma visão negocial
Autor
Oliveira, João António de Albuquerque Borges de
Resumo
pt
O desempenho económico da China é díspar face à economia europeia que tem vindo
a sofrer uma desaceleração produtiva e uma crise económica. Por esta razão torna-se apelativo
conseguir estabelecer relações negociais com a China, potencial mercado para a exportação
de produtos e serviços Portugueses.
O objetivo desta dissertação é estabelecer uma visão negocial que promova a relação
comercial entre Portugal e a China. Para tal é necessário conhecer a influência da cultura
empresarial na negociação bilateral que se impõe respeitar, como seja a peculiar característica
do povo chinês – o “guanxi ou alma do negócio” - rede de relacionamentos entre as pessoas
que é indispensável para o funcionamento social e político do País. Neste contexto, será
relevante analisar aspetos de influência e estratégias na negociação com a China tendo em
conta a diversidade cultural e as exigências do mercado e tentar entender qual a melhor
maneira de criar relações comerciais consistentes e duradouras, permitindo dessa forma uma
maior consciencialização das oportunidades, no atual contexto da globalização.
en
The economic performance of China follows an opposing pattern to the European one
that has suffered a slowdown in production and an economic crisis. Because of that, it is
appealing to establish business relations with China, which has a potential market for the
export of Portuguese products and services.
The objective of this dissertation is to explore and understand the negotiation vision
that could promote the economic relations between Portugal and China. To such purpose, it
is important to understand the influence of business culture in the bilateral negotiations and,
in particular, a peculiar characteristic of the Chinese people – “guanxi, the soul of the
business” – that is a network of relationships among people that is indispensable for the
function of the social and political country. In this context we must also analyze the influence
of strategies in negotiating with China, without forgetting the cultural diversity and the
demands of the market, and try to understand the best way to create consistent and lasting
business relations, allowing for a better awareness of the opportunities in the current context
of globalization.