Título
Escolha da licenciatura e da instituição de ensino superior: identificação dos principais fatores para alunos no distrito de Lisboa e Setúbal
Autor
Patrício, Alexandre Filipe Mata
Resumo
pt
A expansão do ensino superior é uma realidade que afeta cada vez mais Portugal e o mundo todo. Esta pesquisa procura identificar os fatores que levam os estudantes a escolher uma licenciatura numa determinada área de formação e uma certa instituição de ensino superior. Enquanto estudos disponíveis recorrem maioritariamente à análise quantitativa, nesta pesquisa utilizámos uma análise qualitativa que permite uma melhor compreensão daqueles fatores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas (n=20) a licenciandos cujo curso foi a sua primeira opção. A análise empírica permitiu esclarecer os fatores que influenciam a escolha dos curso, bem como diferenças entre o curso atual e aquele que seria desejável. Os dados revelaram que a escolha é especialmente influênciada pela motivação para o conhecimento, pelo interesse pelo conteúdo académico, pela procura pela adaptação a nível pessoal e académico ao curso que os alunos escolhem, pela localização da insituição, pelo custo do ensino superior e pela reputação da instituição.Os dados permitirão ajudar a reduzir a divergência entre a oferta apresentada pelas instituições e a procura realizada por parte dos alunos na escolha de cursos e instituições de ensino superior.
en
The expansion of higher education is a reality that increasingly affects Portugal and the world. This research seeks to identify the factors that lead students to choose a degree in a specific area of training and a certain higher education institution. While available studies mostly use quantitative analysis, in this research we used a qualitative analysis that allows for a better understanding of those factors. Semi-structured interviews (n = 20) were carried out to undergraduate students whose course was their first option. The empirical analysis allowed to clarify the factors that influence the choice of courses, as well as differences between the current course and the one that would be desirable. The data revealed that the choice is especially influenced by the motivation for knowledge, the interest in academic content, the search for personal and academic adaptation to the course that the students choose, the location of the institution, the cost of higher education and the reputation of the institution. The data will help to reduce the divergence between the offer presented by the institutions and the demand made by the students when choosing courses and higher education institutions.