Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Relação entre tipos de motivação e objetivos: O papel moderador do tipo de avaliação

Autor
Lucas, Pedro Henrique Pereira
Resumo
pt
Este estudo explora a relação entre a motivação dos estudantes, baseada na Teoria da Autodeterminação e a adoção de diferentes tipos de objetivos de aprendizagem, como descritos na Teoria dos Objetivos de Realização, procurando verificar os efeitos que tipologias de avaliação mais tradicionais ou mais alternativas têm nesta relação. Pesquisas anteriores indicam que a motivação intrínseca está associada positivamente a objetivos de mestria de aproximação, enquanto a motivação extrínseca correlaciona-se positivamente com objetivos de desempenho de evitamento e que ambos se encontram associados à avaliação. Especificamente, este estudo procurou examinar o potencial papel moderador de diferentes tipologias de avaliação na relação entre motivações intrínseca e extrínseca e os objetivos de mestria de aproximação e desempenho de evitamento, tendo para isso formuladas oito hipóteses de investigação. A pesquisa envolveu 103 estudantes do ensino superior em Portugal, utilizando um questionário online, tendo sido testados seis modelos de regressão linear simples através do PROCESS macro para o IBM-SPSS Statistics. Os resultados apontam para a existência de uma relação entre a motivação e os objetivos mais complexa do que a literatura descreve, bem como a importância de estudar a amotivação, bem como a existência de relações entre estas variáveis e a autoeficácia. Os dados apontam também para possíveis efeitos da avaliação nas motivações e objetivos dos estudantes, sugerindo que a influencia da avaliação poderá ser de particular interesse para estudos futuros e para o desenvolvimento de instrumentos e programas que criem ambientes educativos mais inclusivos e que maximizem as aprendizagens dos estudantes.
en
This study explores the relationship between student motivation, based on Self-Determination Theory, and the adoption of different types of learning goals, as described in Achievement Goal Theory, seeking to verify the effects that more traditional or more alternative assessment typologies have on this relationship. Previous research indicates that intrinsic motivation is positively associated with approach mastery goals, while extrinsic motivation correlates positively with avoidance performance goals, and that both are associated with assessment. Specifically, this study sought to examine the potential moderating role of different types of assessment in the relationship between intrinsic and extrinsic motivation and the goals of approach mastery and avoidance performance, and to this end eight research hypotheses were formulated. The research involved 103 higher education students in Portugal, using an online questionnaire, and six simple linear regression models were tested using PROCESS macro for IBM-SPSS Statistics. The results point to the existence of a more complex relationship between motivation and goals than the literature describes, as well as the importance of studying amotivation, as well as the existence of relationships between these variables and self-efficacy. The data also point to possible effects of assessment on students' motivations and goals, suggesting that the influence of assessment could be of particular interest for future studies and for the development of tools and programmes that create more inclusive educational environments and maximise student learning.

Data

28-jan-2025

Palavras-chave

Student motivation
Motivação dos estudantes
Objetivos de aprendizagem
Tipologias de avaliação
Learning objectives
Assessment types

Acesso

Acesso livre

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