Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Entre a rua e o digital: (re)configurações na prática da street art: estudo de caso da plataforma digital Instagram

Autor
Lopes, Mariana Salvado Lima Gonçalves
Resumo
pt
É objetivo desta dissertação analisar o modo como as tecnologias da informação e comunicação têm vindo a reconfigurar a prática da street art, dirigindo uma atenção particular à plataforma digital Instagram. Considerada uma prática digital native (MacDowall, 2019), estas tecnologias tiveram um papel crucial na repercussão deste movimento artístico, tendo sido rapidamente domesticadas pelos street artists, que reconheceram o potencial destas ferramentas digitais enquanto recurso comunicacional de expansão e visibilidade das suas obras. Este aspeto é exponenciado com a introdução do smartphone, cuja convergência entre internet, redes sociais e câmara fotográfica veio revolucionar a distribuição, mediação e produção da street art. Tanto a arquitetura da aplicação, o seu volume de adesão e aposta na imagem colocam o Instagram numa posição privilegiada em relação às restantes plataformas, sendo atualmente considerada a rede social de eleição pelos artistas. A par das entrevistas realizadas a 11 artistas nacionais, foi feita uma recolha online de dados relativos aos seus perfis de Instagram (resultando num corpus empírico de 375 posts), optando-se, sempre que possível, por uma análise que facultasse a criação de pontes e interligações entre as informações recolhidas. Os resultados obtidos pelas entrevistas revelam que o Instagram se destaca enquanto meio de comunicação visual e social, aspeto que irá contribuir para a edificação e consolidação das suas carreiras. Em contrapartida, as lógicas inerentes à plataforma irão igualmente contribuir para que os artistas se sintam pressionados a partilhar conteúdo, aspeto que consideram ser o seu principal ponto negativo e que será explorado nesta dissertação.
en
This research aims to analyse how information and communication technologies have been shaping the practice of street art, with a particular interest in the digital platform Instagram. Known as a digital native practice (MacDowall, 2019), those technologies were soon domesticated by street artists, that quickly recognised their potencial as a tool to expand and promote their careers. This phenomenon increased with the introduction of the smartphone, whose convergence between internet, social media and photography, revolutionized the distribution, mediation and production of street art. Its architectural, popularity and focus on visual content put Instagram in a privileged position regarding other digital platforms, being currently considered the leading social media platform by artists.Along with the interviews carried out to eleven national artists, a set of data from their Instagram accounts was also held (resulting in an empirical corpus of 375 posts). The main goal was to establish a fluid analysis, that could provide connections between both information. The results collected from the interviews show that Instagram stands out as a medium of visual and social communication, which will be an advantage to the edification and consolidation of their careers. On the other hand, the logics that regulate Instagram will also put pressure on artists to share content, aspect that they find as its main negative point, and that will be further explored in this dissertation.

Data

17-dez-2020

Palavras-chave

Street art
Instagram
TIC Tecnologias da informação e comunicação
Arte urbana -- Urban art
Arte pública -- Public art
ICT Information and communication technologies

Acesso

Acesso livre

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