Título
O setor da dança em Portugal segundo a perspetiva de produção de cultura
Autor
Sá, Maria João Salvado de
Resumo
pt
A presente dissertação tem como principal objetivo compreender, através da perspetiva de produção de cultura de Richard A. Peterson, quais as principais condicionantes do domínio da dança em Portugal, na atualidade. Esta perspetiva, emergente entre os sociólogos no século XX, apresenta um modo de olhar para a produção cultural considerando o seu contexto, que influencia e condiciona o produto final e que compreende toda a sua dinâmica, ao invés de compreender um produto cultural como uma ligação direta entre o artista e o seu público. Os métodos utilizados foram as entrevistas semiestruturadas e a análise de fontes documentais sobre o domínio da dança. Tanto no guião como na análise foi utilizado o modelo das seis facetas de Richard A. Peterson. Como principais conclusões, a pesquisa elaborada permitiu compreender a importância dos apoios públicos, que são maioritariamente atribuídos através de candidaturas, forçando a uma adaptação das estruturas que se candidatam e retirando o seu lado mais comercial (tanto numa perspetiva de colaboração com empresas como de exploração de estratégias de marketing). A presente dissertação apresenta alguma inovação na aplicação do modelo de Richard A. Peterson que, até à data, é raramente aplicado considerando todas as suas facetas e apresenta, também, um importante contributo para um setor que possui ainda poucos dados, tanto quantitativos como qualitativos.
en
This dissertation aims to understand, through the production of culture perspective by Richard A. Peterson, what are the main conditioning factors in the dance sector in Portugal, nowadays. This perspective, emerging among recent sociologists in the twentieth century, presents a way of looking at cultural production considering its context, which influences the final product, considering all its dynamics instead of understanding the cultural product as a direct link between the artist and its audience. The methods used were semi-structured interviews and the analysis of documentary sources related to the dance sector. Both in the script and in the analysis of the data, the Richard A. Peterson's six facets model was used. As main conclusions, the research carried out made possible to understand the importance of public support in the dance field, which is mostly attributed through applications, forcing an adaptation of the structures that are applying and consequently withdrawing their commercial side (both from the perspective of collaboration with enterprises and exploration of marketing strategies). The present dissertation presents some innovation, being that the model of Richard A. Peterson, until this day, is rarely applied considering all its facets, and presents an important contribution to the knowledge of a sector that still has little data, both quantitative and qualitative.