Título
Cultura em rede: O cartão cultural
Autor
Bernardo, Bernarda Helena Cêrca Esteves Pereira
Resumo
pt
A presente investigação identifica o mercado, as características e as estratégias de implementação do Cartão Cultural português, visando incentivar os portugueses a fruir das atividades culturais e afins, com vista ao desenvolvimento das Indústrias Culturais e Criativas, do Emprego e da Economia nacional. Optou-se por uma investigação qualitativa, suportada na revisão da literatura, na análise documental de benchmarking de City Cards portugueses e do cartão de museus holandês Museumkaart, num inquérito por questionário nas redes sociais, de grande abrangência, e em entrevistas exploratórias semiestruturadas com responsáveis de entidades culturais portuguesas e afins. Os dados recolhidos foram tratados e efetuada a respetiva análise de conteúdo. Concluiu-se que o Cartão Cultural anual, de âmbito nacional, suportado por uma forte rede nacional de entidades culturais e afins, incentiva os públicos portugueses a fruir da Cultura em Portugal. Mais público e maior visibilidade dessas entidades, estimula a criatividade e inovação com implicações sociais e económico-financeiras na economia portuguesa, numa lógica de ecossistema. Extraíram-se quinze proposições sobre o Cartão Cultural enquanto modelo de negócio relevantes para nortear o seu design e discutir a sua viabilidade. Os contributos teóricos e as sugestões apresentadas permitem a implementação de estratégias metodologicamente sustentadas, exequíveis para toda e qualquer entidade independentemente da sua tipologia ou tamanho. Este estudo é pioneiro tanto no contributo académico como nas propostas de empreendedorismo cultural apresentadas, vindo colmatar uma grande lacuna sentida no mercado cultural português. O seu contributo não se prende apenas com o desenvolvimento do setor cultural e criativo porque também permite alavancar a economia portuguesa.
en
This research identifies the market, the characteristics, and the strategies for the implementation of a Portuguese Cultural Card, aiming to encourage the Portuguese to enjoy the cultural and related activities, with a view to the development of Cultural and Creative Industries, Employment and the National Economy. It was chosen a qualitative research, supported by the literature review, the documental benchmarking analysis of Portuguese City Cards and the Dutch Museumkaart card, a questionnaire survey in social networks, of great scope, and semi-structured exploratory interviews with leaders of Portuguese cultural and related entities. The data collected were processed and the respective analysis of content carried out. The Cultural Card, supported by a strong national network of cultural and related entities, encourages the Portuguese audiences to enjoy Culture in Portugal. More public and greater visibility of these entities stimulate creativity and innovation with social and economic-financial implications in the Portuguese Economy, in an ecosystem logic. Fifteen propositions were extracted about the Cultural Card as a relevant business model to guide its design and discuss its viability. The theoretical contributions and suggestions presented to allow the implementation of methodologically sustained strategies, feasible for each entity regardless of its typology or size. This study is a pioneer both in the academic contribution and in the cultural entrepreneurship proposals presented, filling a great gap felt in the Portuguese cultural market. Its contribution is not only related to the development of the cultural and creative sector because it also allows leveraging the Portuguese economy.