Título
Arte ativista ou ativismo artístico?: Da conceção Beuysiana de escultura social ao caso Português Campanha Linha Vermelha
Autor
Teles, Mafalda de Melo Rodrigues Galvão
Resumo
pt
A dissertação “Arte ativista ou Ativismo artístico? Da conceção Beuysiana de Escultura Social
ao caso português Campanha Linha Vermelha” propõe uma reflexão sobre as convergências
entre práticas artísticas e ativismo contemporâneo, com enfoque no contexto ambiental e
social. Através da análise da ideologia e obra do artista alemão Joseph Beuys, cuja prática
artística é desenvolvida no contexto dos novos movimentos sociais, que caracterizam as
décadas posteriores ao fim da Segunda Grande Guerra, e o estudo do atual projeto ativista
português Campanha Linha Vermelha, inserido nos mais recentes movimentos sociais que
lutam pela justiça climática, a dissertação investiga as intersecções de conceitos e práticas
artísticas que circunscrevem a contemporaneidade, a nível social, político e cultural.
A partir da contextualização histórica da problemática das alterações climáticas na
sociedade, e o seu paralelismo com a mobilização cívica e práticas artísticas, a dissertação
pretende ser um contributo para um melhor entendimento das relações entre a ciência, os
movimentos sociais e o universo da arte contemporânea, e o modo como ações coletivas
artivistas podem contribuir para a formação de indivíduos autónomos e críticos,
potencializando a sua voz na esfera pública. Pretende-se também que seja uma ferramenta
útil para a conquista de um espaço que permita aos Estudos da Cultura e das Artes criar uma
visão mais abrangente sobre o que compreende as práticas artísticas na atualidade. Neste
sentido, propomos repensar as ações ativistas que recorrem a práticas artísticas enquanto
domínio da Arte Contemporânea e a possibilidade de atribuição de valor patrimonial cultural
imaterial às mesmas.
en
The thesis “Activist art or Artistic activism? From the Beuysian conception of Social Sculture
to the portuguese case Red Line Campaign” proposes a critical thinking about the
convergences between artistic practices and contemporary activism, focusing on the
environmental and social context. Through the analysis of the german artist Joseph Beuys’s
ideology and work, whose artistic practice is developed in the context of the new social
movements that took place during the decades after the end of the Second World War, and
the study of the present portuguese activist project Red Line Campaign, which is part of the
most recent social movements that fight for climate justice, the thesis investigates the
intersections of artistic concepts and contemporary practices, at a social, political and cultural
level.
Based on the historical contextualization of the climate change problematic and its
parallelism with civic mobilization and artistic practices, the thesis aims to contribute to a better
understanding of the relationships between science, social movements and the contemporary
art’s universe, as well as the way in which collective artivist actions can help to educate
autonomous and critical citizens, with a voice in the public sphere. It is also intended to be a
useful tool for conquering a space that allows the Cultural and Art Studies to create a more
comprehensive view of what artistic practices involve today. In this regard, we propose the
rethinking of the activist actions that take use of artistic practices in the field of Contemporary
Art and the possibility of attributing them intangible cultural heritage value.