Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Processos corporalizados na compreensão da linguagem: a influência dos estados percetivos, motores, e emocionais na compreensão

Autor
Moura, Bruno Gago da Câmara
Resumo
pt
O modo como compreendemos a linguagem tem sido sobejamente investigado ao longo dos anos. Recentemente, as abordagens corporalizadas da cognição vieram sugerir que este processo é modulado pelas nossas perceções, ações e emoções. No entanto, estudos conduzidos no âmbito desta abordagem raramente têm explorado os processos de compreensão de conteúdos socialmente relevantes, ou o papel de variáveis individuais nesses processos. O presente estudo procurou explorar o papel da corporalização na compreensão de frases descrevendo problemas ambientais socialmente relevantes e de que forma as atitudes individuais face ao ambiente influenciam esta compressão. Para tal, foram construídas frases descrevendo acontecimentos ambientais (e.g., resíduos de plástico) com três tipos de manipulação do verbo crítico: centrado na emoção, na ação, ou no alvo e solicitou-se aos participantes (N = 59) que avaliassem a gravidade e frequência dos acontecimentos descritos nas frases. Esperava-se que os eventos descritos em termos emocionais ou de ação promovessem julgamentos de gravidade e frequência mais elevados. Esperava-se ainda que participantes mais preocupados com o ambiente avaliassem os eventos como mais graves e mais frequentes. Contrariamente ao esperado os resultados demonstraram que as avaliações da gravidade e da frequência foram mais elevadas para frases foco-emoção e foco-alvo comparativamente às realizadas para as frases foco-ação. De acordo com a nossa segunda hipótese, os participantes mais preocupados com o ambiente, avaliaram os problemas descritos como mais graves e mais frequentes. A tese termina com uma discussão onde são avançadas possíveis explicações para os resultados obtidos assim como sugestões de investigação futura.
en
The way humans understand language has been thoroughly investigated for many years. Recently, embodied approaches to cognition suggested that language processing arises from the simulation (or re-enactment) of perceptive, action, and emotional states. However, studies conducted under this approach rarely explored the processes of understanding socially relevant content, or the role of individual variables to language processing. The present research thus considered how individual attitudes towards the environment affect language comprehension processes. To this end, we constructed three sentence types that shifted the attention focus towards the emotion and action states of the comprehender, as well as to the environmental problem (e.g., plastic debris). Participants’ (N = 59) task was to evaluate the seriousness and the frequency of the environmental problems mentioned in the sentences. The first prediction was that emotion-focused and action-focused sentences would prompt higher ratings of seriousness and frequency, as compared to object-focus (i.e., environmental problem) sentences. The second prediction was that participants with a higher level of environmental concern would provide higher ratings of seriousness and frequency. Contrary to our first prediction, results showed that ratings of seriousness and frequency (e.g. plastic rubbish, mud from rains) were higher for emotion-focused and object-focused sentences (whose ratings were not statistically different), as compared to lower ratings of action-focused sentences. In line with our second prediction, participants with higher environmental concern evaluated the problems described as more serious and more frequent. The thesis ends with a discussion of potential explanations for the obtained findings and suggestions for future research.

Data

22-dez-2020

Palavras-chave

Atitudes
Attitudes
Consciência ambiental
Cognição corporalizada
Environmental awareness
Compreensão da linguagem
Construção de modelo situacional
Language comprehension
Embodied cognition
Situation model construction

Acesso

Acesso livre

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