Teses e dissertações

Mestrado
Ciências em Emoções
Título

Action-sentence compatibility effect: O papel da emoção

Autor
Amaral, Manoella Rhoden do
Resumo
pt
Muitos estudos mostram que ao ler uma frase que designa movimento de aproximação ou afastamento os indivíduos tendem a reagir de acordo com a ação descrita. Contudo, poucos estudos reportam o papel da emoção perante o efeito da compatibilidade entre a ação e a frase. Esta pesquisa propõe entender o papel da corporalização na compreensão de frases descrevendo situações emocionais e de que forma o nível de empatia da pessoa influencia esta compreessão. Para isso, os participantes (N = 80) leram frases descrevendo situações que focam no ato de agressão e sofrimento. Em seguida, decidiam se a palavra imediatamente apresentada foi mencionada na frase. Numa etapa das respostas, os participantes clicaram na tecla “V” para sim e na tecla “T” para não e noutra etapa das respostas na tecla “T” para sim e na tecla “V” para não. Esperava-se que os participantes deveriam responder mais rapidamente às palavras com tecla “V” após lerem uma frase descrevendo o ato da agressão e com tecla “T” após lerem uma frase descrevendo o ato do sofrimento. Esperava-se ainda que os participantes com o nível de empatia mais alto respondessem mais rapidamente quando lessem uma frase descrevendo o ato do sofrimento. O único resultado significativo que confirmou parcialmente a nossa hipótese foi que os participantes com o alto nível de empatia responderam mais rapidamente com tecla “T” às frases descrevendo uma situação de sofrimento. Os resultados são discutidos com base na literatura da cognição corporalizada.
en
Many studies show that reading a sentence implying an approach or avoidance movement prompts people to react in line with the described action. Yet, few studies report on the role of emotion in the action-sentence compatibility effect. This research aims to reveal the role of grounding in comprehending the sentences describing emotional situations and the way one’s level of empathy affects the comprehension process. To this end, participants (N = 80) read sentences describing situations that focus on the act of aggression or suffering. Later, they decided whether the immediately presented word was mentioned in the sentence or not. In one part, participants clicked on the “V” button for yes and on the “T” button for no and in another part on the “T” button for yes and on the “V” button for no. It was expected that participants should respond faster to the words with the “V” button after reading the sentence describing an aggression act and with the “T” button after reading the sentence describing the suffering. It was also expected that participants with a higher level of empathy should respond more quickly when they read a sentence describing the suffering. The only significant result that partially confirmed our hypothesis was that participants with a higher level of empathy responded faster with the “T” button for sentences describing the suffering. Results are discussed on the basis of the grounded cognition literature.

Data

06-jan-2023

Palavras-chave

Empatia
Empathy
Cognição corporalizada
Compreensão da linguagem
Language comprehension
Embodied cognition
Emoção -- Emotion
Aproximação- afastamento
Approach-avoidance

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo