Teses e dissertações

Mestrado
Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Título

Experiências gastronómicas Airbnb autênticas e memoráveis em tempos de pandemia

Autor
Soares, Joana Cadilha
Resumo
pt
A procura por experiências autênticas e significativas, como as de turismo criativo, que permitem conhecer a cultura de determinado destino através da participação em atividades de cocriação com a comunidade local, tem vindo a crescer. Mais do que «olhar» e «ver», hoje privilegia-se o «ser» e o «sentir», em experiências gastronómicas personalizadas que incorporam os cinco sentidos e o contacto com pessoas e histórias reais. Durante a pandemia mundial COVID-19, uma das maiores empresas de economia da partilha, a plataforma Airbnb, adaptou as suas experiências ao formato online, para proporcionar momentos únicos e de conexão entre pessoas de todos os cantos do mundo. O presente estudo partiu de uma revisão da literatura em torno dos temas globalização, representações culturais, turismo criativo e universo Airbnb, para verificar se as Experiências Gastronómicas Airbnb podem ser encaradas como representações culturais que permitem um contacto mais autêntico com a comunidade local e avaliar se a adaptação ao formato online teve impacto na autenticidade e memorabilidade das experiências. Ao todo analisaram-se 83 comentários de duas experiências nas versões presencial e online, para concluir que algumas se tornaram autênticas e memoráveis devido à adaptação em contexto pandémico. Adicionalmente, verificou-se que o anfitrião local tem um papel determinante como embaixador do destino e pode desencadear sentimentos de pertença através da cocriação, facilitando a imersão cultural dos participantes por intermédio da gastronomia e, que a plataforma Airbnb adquiriu um estatuto de pertinência com as Experiências Online, em tempos complexos como os que vivemos.
en
The search for authentic and meaningful experiences, such as those of creative tourism, which allow participants to discover the culture of a certain destination through co-creation activities with the local community, has been increasing. More than “looking” and “seeing” people are looking for personalized activities focused on “being” and “feeling”, such as gastronomic experiences that combine the five senses with the contact with genuine people and stories. During the global pandemic COVID-19, one of the largest sharing economy companies, the Airbnb platform, adapted its experiences to the online format, to provide unique and connecting moments between people from around the world. This study was based on a literature review concerning globalization, cultural representation, creative tourism and the Airbnb universe themes, with the aim of verifying whether Airbnb Gastronomic Experiences can be considered cultural representations that allow for a more authentic contact with the local community, while analyzing the impact of the pandemics on the authenticity and memorability of those activities. A sample of 83 comments from two distinct experiences, including on-site and online versions, were analyzed to conclude that some experiences can become authentic and memorable during a pandemic context, while local hosts have a major role as destination ambassadors and can be responsible for feelings of belonging through co-creation activities, facilitating the cultural immersion of participants through gastronomy. Finally, this study found that the Airbnb platform has acquired a status of relevance with the Online Experiences, acting as a mediator between locals and participants, during complex and challenging times.

Data

23-dez-2020

Palavras-chave

Globalização
Globalization
Gastronomia
Autenticidade
Memória
Memory
Gastronomy
Authenticity
Co-creation
Cocriação
Experiências Airbnb
Airbnb experiences

Acesso

Acesso livre

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