Título
A case study: The merger between Fiat Chrysler Automobiles and Groupe Renault
Autor
Manteigas, Clarisse Isabel Manso Ribeiro Amador
Resumo
pt
No dia 27 de maio de 2019, a Fiat Chrysler Automobiles propôs um plano de fusão ao Groupe Renault. Após a Renault ter considerado o negócio, as condições com vista à obtenção duma fusão bem-sucedida foram estipuladas, a fusão foi anunciada ao público, definiram-se quais seriam os mercados nos quais as ações da empresa resultante da fusão iriam ser transacionadas e qual o preço de emissão das ações. No entanto, ainda que a situação de ambas as empresas fosse favorável e se tenha elaborado um plano bem delineado para a execução da Proposta de fusão, a fusão destas empresas não se concretizou. O presente estudo de caso analisa as condições da proposta de fusão, com o intuito de explorar e compreender o porquê deste negócio não ter sido bem-sucedido. Desta forma, após uma revisão de literatura e se ter escolhido utilizar uma metodologia qualitativa, foram elaboradas as análises PESTLE e de Porter; definiu-se e calculou-se um grupo de "Key Performance Indicators"; foi explorada a história de ambas as empresas; e foi indicada a cronologia dos acontecimentos da fusão em estudo. Após o desenvolvimento do caso, foi retirada uma conclusão: este é o caso de uma fusão que, provavelmente, falhou devido às condições políticas dos países nos quais estas empresas têm sede (França e Itália), tendo-se salientado que ter um negócio favorável do ponto de vista financeiro nem sempre implica que este possa vir a ser bem-sucedido. Este projeto ressalva ainda a importância de se estudarem "Key Performance Indicators" para analisar a situação financeira de uma empresa, e poderá ser utilizado para mostrar aos alunos a importância de estudar as condições que poderão influenciar uma fusão - não só as financeiras, mas também as macroeconómicas.
en
On the 27th of May of 2019, Fiat Chrysler Automobiles suggested a Merger Deal to Groupe Renault. After the deal was acknowledged by Renault, the necessary conditions for it to be successful were stipulated, the announcement of this new merger was made public, the markets in which the shares from the combined firm would be traded were defined as well as the share issue price. However, even with a favourable financial situation from both companies and a well-elaborated plan, the Merger between FCA and Renault failed. The present study analyses the conditions of this merger deal, with the goal of exploring it and understanding why this Merger failed. Therefore, after a literature review and having chosen a qualitative methodology, a PESTLE and Porter analysis were carried out; a group of Financial Key Performance Indicators was defined and calculated; the history of both companies was covered; and the chronology of the merger deal was clarified. Afterwards, a conclusion was achieved: this is the case of a failed Merger probably due to political conditions, which emphasized that having an amazing Deal from the financial perspective may not be enough for it to be successful. The present case study also highlights the importance of studying Key Performance Indicators to analyse the financial situation of a company, and may be used to show to students the importance of analysing the conditions surrounding a Merger Deal - not only the financial ones, but also the macro economical ones.