Título
Europa, o gigante invisível?: A cobertura mediática das eleições europeias em Portugal (2009-2019)
Autor
Silva, João Vasco Santos
Resumo
pt
As políticas da União Europeia influenciam fortemente a vida política dos seus Estados-membros, mas a premência do poder europeu parece não encontrar correspondência mediática nos momentos em que deveria ser mais debatido: nas eleições europeias. A prevalência de tópicos domésticos na cobertura mediática destas eleições reforça o seu caráter de segunda-ordem. Porém, será esta uma tendência transversal às eleições europeias num dado país independentemente do contexto de curto prazo? A presente dissertação pretende averiguar os padrões da cobertura mediática das eleições europeias em Portugal, olhando para a saliência dos temas europeus, os enquadramentos mais frequentemente usados e o tom com que a Europa é reportada. O principal objetivo consiste em contribuir para a compreensão do impacto do contexto de curto prazo, caracterizando a cobertura mediática destas eleições e o enfoque adotado pelos jornalistas. Para tal, procedeu-se a uma análise do conteúdo mediático de dois jornais portugueses nas três semanas que antecederam o dia de três eleições europeias marcadamente distintas: 2009 (estagnação económica), 2014 (crise das dívidas soberanas e relativa descrença nas instituições europeias) e 2019 (crescimento económico e renovar da confiança na UE). À semelhança de estudos realizados em outros países europeus, os resultados indicam uma clara preponderância dos temas nacionais. A cobertura mediática incide principalmente em elementos episódicos, de personalização e de estratégia, reportando um tom neutral e sem vieses a favor/contra a UE. As diferenças entre as eleições apontam para a influência do contexto de curto-prazo, mas reforçam também as tendências transversais da cobertura mediática.
en
European Union policies strongly influence the political life of its member states, but the urgency of European power does not seem to find correspondence in the media at the times when it should be debated the most: in the European elections. The prevalence of domestic topics in the media coverage of these elections reinforces their second-order nature. However, is this a cross-cutting trend in the European elections in a given country regardless of the short-term context? This dissertation aims to investigate the media coverage patterns of European elections in Portugal, looking at the salience of European themes, the frameworks most frequently used and the tone in which Europe is reported. The main objective is to contribute to the understanding of the impact of the short-term context, characterizing the media coverage, and the approach adopted by journalists. To this end, an analysis of the media content of two Portuguese newspapers was carried out in the three weeks preceding the day of three markedly different European elections: 2009 (economic stagnation), 2014 (sovereign debt crisis and relative disbelief in the European institutions) and 2019 (economic growth and renewed confidence in the EU). As studies carried out in other European countries, the results indicate a clear preponderance of national topics. The media coverage focuses mainly on episodic, personalization, and strategy elements, reporting a neutral and unbiased tone regarding the EU. The differences between elections point to the influence of the short-term context, but also reinforce the cross-cutting trends in media coverage.