Teses e dissertações

Mestrado
Ciência Política
Título

Posição pessoal e linguagem privada no discurso das figuras políticas em programas de sátira política durante campanhas eleitorais: O caso das eleições legislativas em Portugal (2009-2022)

Autor
Cabral, Márcia Cristiana Morais
Resumo
pt
Em Portugal, os talk-shows de entretenimento e, de forma especial, os programas de sátira política, têm marcado a atualidade política, particularmente em contexto de campanha eleitoral. Oferecem à classe política a possibilidade de falar ao eleitorado, divulgar os seus projetos políticos e criar uma ligação com público. Ainda assim, as figuras políticas nestes programas, procuram modular os seus discursos para posições mais políticas ou mais pessoais? E usam uma linguagem sobretudo pública ou privada? Ao longo dos anos assistimos a um aumento da personalização do discurso em termos pessoais e privados? E que fatores explicam o recurso a uma posição mais pessoal e a uma linguagem mais privada por parte dos(as) políticos(as) nestes programas? O objetivo desta pesquisa é lançar luz sobre o tópico, na ausência de estudos sobre estas questões no contexto político português. Este estudo focou-se no contexto de campanhas para as eleições para a Assembleia da República, desde 2009 até 2022, através da análise de quatro programas de sátira política portugueses protagonizados pelo grupo humorístico Gato Fedorento ou pela sua figura mais carismática, Ricardo Araújo Pereira. Concluiu-se que uma posição pessoal e uma linguagem privada são pouco comuns, que estes padrões não têm mudado significativamente ao longo do tempo, e que a pertença a partidos mainstream ou a partidos challenger é o fator explicativo da posição pessoal e da linguagem privada mais robusto, com os membros dos partidos mainstream sendo mais propensos à personalização.
en
In Portugal, entertainment talk shows and, in a special way, political satire, have marked political current affairs, particularly in the context of electoral campaigns. They offer the political class the possibility to speak to the electorate, publicize their political projects and create a connection with the public. However, do the political figures in these programs try to direct their speeches to more political or more personal positions? And do they use a public or a private language? Over the years, have we seen an increase in the personalization of their discourse in personal and private terms? And what factors explain the use of a more personal position and a more private language by politicians in these programs? The aim of this research is to shed light on this topic, as studies on these issues in the Portuguese political context are lacking. This study focused on the context of campaigns to the Portuguese Parliamentary elections, from 2009 to 2022, through the analysis of four Portuguese political satire shows starring the humorous group Gato Fedorento or its most charismatic member, Ricardo Araújo Pereira. It was concluded that personal position and private language are uncommon, that these patterns have not changed significantly over time, and that membership in mainstream or challenger parties is the most robust explanatory factor for personal position and private language, with members of mainstream parties being more prone to personalization.

Palavras-chave

Portugal
Media
Personalização
Personalization
Sátira política
Political satire
Campanha eleitoral -- Election campaign

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo