Título
Transferência de comportamentos pró-ambientais entre o contexto doméstico e o contexto universitário: O papel mediador do processo identitário
Autor
Tavares, Catarina Fernandes
Resumo
pt
A consciência e preocupação dos indivíduos e organizações em relação ao ambiente tem vindo a aumentar aos poucos. No entanto, a mudança de comportamento por parte destes ainda ocorre de forma insuficiente. Considera-se assim, importante incutir valores e novos estilos de vida na sociedade visando a conservação do ambiente e a prática de mais comportamentos pró-ambientais, tornando-se essencial para redefinir o futuro. A teoria de transferência comportamental exerce um papel fundamental no estudo dos comportamentos pró-ambientais, dado que enfoca as inter-relações dinâmicas entre comportamentos e os processos que os ligam, a fim de identificar os catalisadores que trazem mudanças mais amplas de comportamento. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a relação entre comportamentos de reciclagem auto-relatados nos contextos de casa e universidade e verificar se a identidade ecológica e os princípios identitários exercem um efeito mediador entre os comportamentos pró-ambientais tidos nos dois contextos. Os resultados mostraram que os comportamentos pró-ambientais em casa estão correlacionados com os comportamentos na universidade, e que a identidade ecológica e os princípios identitários exercem um papel mediador sequencial nesta transferência. Discute-se neste trabalho como compreender os processos por detrás do efeito de transferência de comportamentos pode ajudar políticas e intervenções a serem melhoradas para combater os problemas ambientais que enfrentamos atualmente.
en
The awareness and concern of individual and organizations in relation to the environment has been increasing. However, the behavior change on the part of them still occurs in an insufficient way. It is therefore considered important to instill values and new lifestyles in society, aiming at the conservation of the environment and the practice of more pro-environmental behaviors, becoming essential to redefine the future. Behavioral spillover theory plays a fundamental role in the study of pro-environmental behaviors, as it focuses on the dynamic interrelationships between behaviors and the processes that link them, in order to identify the catalysts that bring about broader behavioral changes. Thus, this study aimed to analyze the relationship between self-reported recycling behaviors in the home and university contexts and to verify whether ecological identity and identity principles have a mediating effect between the pro-environmental behaviors in both contexts. The results showed that pro-environmental behaviors at home are correlated with behaviors at the university, and that ecological identity and identity principles play a sequential mediating role in this transfer. This work discusses how understanding the processes behind the behavioral transfer effect can help policies and interventions to be improved to combat the environmental problems we currently face.