Título
The new SWOT for a sustainable world
Autor
Pinto, Miguel Tavares Costa
Resumo
pt
No atual ambiente empresarial complexo e em mudança, a preocupação com a sustentabilidade
ganhou mais notoriedade. Contudo, isto não é suficiente, pois as empresas continuam a ter uma
visão a curto prazo, onde os valores e considerações sustentáveis são constantemente
esquecidos. Esta investigação elabora a necessidade das empresas se adaptarem, de forma a
proactivamente agirem com uma preocupação sustentável. Partindo de entrevistas feitas a
profissionais com cargos de gestão de grande responsabilidade, entende-se que apesar do tópico
estar presente na mentalidade das empresas, é necessário adaptar ferramentas e estratégias que
considerem a sustentabilidade no centro da formulação estratégica. Para apoiar este processo,
uma nova análise SWOT é proposta olhando para um mundo focado num futuro cada vez mais
sustentável: A “SWOT i” engloba como um pilar a preocupação com a sustentabilidade,
colocando os valores e impactos que cada decisão pode ter ao centro da formulação estratégica,
permitindo à organização uma performance de excelência.
en
In today's complex and changing business environment the concern with sustainability has
gained more notoriety. However, companies still do not have a sustainable perspective, but a
short-term one, where their values are constantly forgotten and this concept is no longer
welcomed. This research demonstrates the need for companies to adapt and to start acting in
this direction. Following a set of interviews conducted to professionals with management
positions of high responsibility, findings reveal that although sustainability is on the
management mind, strategies and tools need to be adapted to be at the core of the organization’s
strategic formulation. To support this process, a new SWOT analysis to fit a forward-looking
sustainable world is proposed: "SWOT i" integrates the concern with sustainability as one of
its pillars, placing the values and impacts that each decision can have at the center of the
strategic formulation, allowing their performance to leverage.