Título
Sistema de apoio à decisão para melhoria da mobilidade urbana
Autor
Sacoor, Hussein Alikhan
Resumo
pt
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida por Robert Kaplan
e David Norton, em meados da década de 90, que atualmente é vista como uma ferramenta para a
comunicação e execução da estratégia.
A presente investigação surgiu no âmbito do projeto FCT iLU - "Aprendizagem avançada em dados
urbanos com contexto situacional para otimização da mobilidade nas cidades", que envolve uma
parceria com o INESC-IST, o LNEC e a Câmara Municipal de Lisboa (CML), e no qual o objetivo é a
aplicação do BSC para avaliar, de acordo com uma visão holística, a mobilidade na cidade de Lisboa.
A mobilidade urbana sustentável é um grande desafio para as cidades sendo necessário
investimento num sistema integrado e multimodal de transportes, definir políticas urbanísticas e de
ordenamento do território de forma a melhorar o uso e ocupação do espaço, potenciar a utilização de
transportes públicos e mobilidade suave, reestruturar as interfaces dos transportes públicos e
introduzir soluções descarbonizadas.
Devido à complexidade de elaborar um BSC que compreenda todas estas necessidades
juntamente com os diversos modos de transporte para a CML, esta investigação focou-se no serviço
de transporte público da CARRIS.
Os dados utilizados para a realização deste trabalho foram provenientes de uma leitura extensa
de documentos públicos e análise documental do que está publicado do ponto de vista estratégico. O
desenvolvimento do BSC contou também com o apoio de peritos nas áreas de gestão estratégica e
mobilidade e transportes, partilhando diferentes pontos de vista.
en
The Balanced Scorecard (BSC) is a strategic management methodology developed by Robert Kaplan
and David Norton, in the mid-1990s, which is currently seen as a tool for communicating and executing
the strategy.
The present dissertation was developed in the context of the iLU FCT project - "Advanced learning
in urban data with a situational context for optimizing mobility in cities", which involves a partnership
with INESC-IST, LNEC and the Lisbon City Council (CML), and in which the objective is the application
of the BSC to assess, according to a holistic view, the mobility in the city of Lisbon.
Sustainable urban mobility is a major challenge for cities requiring investment in an integrated
and multimodal transport system, to define urban policies and spatial planning in order to improve
land consumption, to enhance the use of public transport and smooth mobility, to restructure public
transport interfaces and to introduce decarbonized solutions.
Due to the complexity of developing a BSC that embraces all these needs together with the
different modes of transport for CML, this dissertation has focused on the CARRIS public transport
service.
The data used for this work came from an extensive reading of public documents and document
analysis of what is published from a strategic point of view. The development of the BSC was also
supported by experts in the areas of strategic management and mobility and transportation, sharing
different points of view.