Título
Process improvement in reverse logistics and reduction of collection requests at L'Oréal Portugal
Autor
Pereira, Teresa Patrocínio dos Reis
Resumo
pt
A importância da logística inversa tem aumentado nos últimos anos visto que impacta diretamente os
resultados financeiros de uma empresa. A expansão das opções de produtos tem gerado altos
retornos, o que suscita o investimento e desenvolvimento dos processos da logística inversa.
A divisão dos Produtos Profissionais da L’Oréal Portugal não é exceção e é do seu interesse
melhorar os processos com vista a aumentar a satisfação do cliente, o maior foco desta multinacional.
A filosofia Lean surge então neste caso de estudo como uma solução de melhoria nos processos de
logística inversa da empresa L’Oréal onde tem como finalidade principal reduzir os pedidos de recolha
e, assim, aumentar a eficiência do processo de logística inversa. Uma estrutura teórica é desenvolvida
com o propósito de sustentar a investigação.
Neste processo existem vários motivos subadjacentes aos pedidos de recolha, contudo, neste
caso verifica-se um foco nos pedidos de recolha de produtos danificados e nos pedidos de recolha dos
produtos descontinuados pois são os únicos que permitem a intervenção. Como tal, as propostas de
melhoria irão incidir na melhoria do processo de entrega de forma a reduzir a entrega dos produtos
danificados e, assim, diminuir os pedidos de recolha e tornar o processo de recolha mais eficiente por
serem menos ordens a processar e tratar.
Após apresentar as oportunidades de melhoria de ambos os processos de entrega e recolha,
as propostas de melhoria foram apresentadas. A sua viabilidade foi analisada e as propostas foram
implementadas com sucesso.
en
The importance of reverse logistics has increased in recent years as it directly impacts company’s
financial results. The increase of product options has generated high returns, which leads to
investment and development of reverse logistics processes.
The Professional Products Division of L’Oréal Portugal is no exception and it is their interest
improve processes in order to increase customer satisfaction, one of the biggest focus of this
multinational.
The Lean philosophy is in this case study the chosen solution to improve the reverse logistics
processes of the company L’Oréal. The main purpose is to reduce collection requests and, thus,
increase the efficiency of the reverse logistics process. A theoretical framework is developed with the
purpose of supporting research.
In this process there are several reasons underlying the requests for collection, however, there
is a higher focus on requests for collection of damaged products and requests for collection of
discontinued products as they are the only ones that allow intervention. As such, proposals for
improvement will focus on improving the delivery process in order to reduce the delivery of damaged
products and, thus, reduce collection requests and make the collection process more efficient since
there are fewer orders to process and handle.
After present the opportunities for improvement in the delivery and collection processes, the
proposals are presented. Its viability was analysed, and the proposals were successfully implemented.