Título
Medify: A uberização do medicamento
Autor
Ferreira, Ana Margarida Saraiva
Resumo
pt
O presente projeto tem como objetivo a elaboração de uma estratégia de Marketing para uma
app de compra de medicamentos e outros produtos de saúde e bem-estar. O principal objetivo
é delinear uma estratégia para a implementação de um projeto pessoal que o autor crê, ser uma
resposta ao modelo de mercado que se segue no setor farmacêutico e simultaneamente
responder à crescente procura de serviços mobile.
O objetivo deste trabalho é identificar os principais desafios e oportunidades de disrupção, na
distribuição do medicamento. Fornecer soluções integradas que correspondam não só à
exigência do novo consumidor, mas também à necessidade de reinvenção do setor da farmácia
de ambulatório.
Assim, o autor propõe a criação de uma app (Medify) tendo por base uma plataforma que utilize
a rede de farmácias existentes, na qual o consumidor possa adquirir um medicamento ou outro
produto da Farmácia e recebê-lo num local da sua conveniência.
Para tal, foi desenvolvida uma estratégia de marketing orientada para o lançamento no mercado
desta app e delineada uma estratégia de marketing mix adequado a este novo serviço.
A estratégia apresentada, teve como suporte uma análise externa que evidenciou oportunidades
e ameaças e uma análise interna que evidenciou pontos fortes e pontos fracos. Foram
igualmente identificados os fatores críticos de sucesso e vantagens competitivas, para este
modelo de negócio.
Conclui-se que no atual mercado farmacêutico, esta funcionalidade não seria uma ameaça ao
negócio da farmácia, mas sim uma plataforma de crescimento de vendas e de engagement com
o novo consumidor.
en
This project aims to develop a marketing strategy for the launch of an app to buy medicines and
wellness products. The main objective is to outline a strategy for the implementation of a
personal project that the author believes, to be a response to the market model that follows in
the pharmaceutical sector, but also responds to the growing demand for mobile services.
The aim of this paper is to identify the main disruption challenges and opportunities in the
distribution of the drug to the consumer. Provide integrated solutions that meet not only the
demand of the new consumer but also the need for reinvention of the community pharmacy
sector.
Thus, the author proposes the creation of an app (Medify) based on a platform that uses the
existing pharmacy network, where the consumer can buy a medicine or any other product from
the pharmacy and receive it at a convenient location.
Subsequently, a marketing strategy was developed aimed at the launch, market penetration of
a new app, and outlined a marketing mix strategy appropriate to this new service.
The strategy presented had support by an external analysis that highlighted opportunities and
threats and an internal analysis that evidenced strengths and weaknesses. Critical success
factors and competitive advantages for this business model were also identified.
It was concluded that in the current pharmaceutical market, this functionality would not be a
threat to the pharmacy business, but a platform for sales growth and engagement with the new
consumer.