Título
Digital marketing plan for the Portuguese Family Businesses Association
Autor
Lázaro, Miguel José Sousa
Resumo
pt
As organizações que se destacam focam-se em técnicas de marketing adaptadas às tendências e à sua realidade. No terceiro setor, a falta de recursos e a necessidade de notoriedade torna-se um desafio crescente.
O objetivo deste projeto é desenvolver um plano de marketing digital para a Associação das Empresas Familiares de forma a responder às suas necessidades reais enquanto organização sem fins lucrativos.
A estratégia de comunicação da Associação encontra-se ainda centrada nos meios mais tradicionais do marketing, deixando o meio digital e todas as suas potencialidades por explorar.
As redes sociais são uma excelente ferramenta na prossecução dos objetivos da Associação enquanto organização que precisa de: apoio externo, salientar o contributo das Empresas Familiares na economia nacional e expandir o número de empresas associadas alargando o seu espectro de conhecimento.
O plano consiste na escolha de uma estratégia digital que incorpora o modo de utilização e gestão de cada uma das redes sociais essenciais aos objetivos manifestados pela Associação. O plano contempla diversas sugestões, incluindo a criação de contas em algumas redes sociais, e exemplifica com maquetes a melhor forma de produzir conteúdo quer visual quer escrito.
Desta forma, foi feita uma pesquisa intensiva aos fatores internos e externos que influenciam a Associação e a sua atividade através da recolha de várias fontes de informação. As ideias aqui mencionadas estão adaptadas à realidade da Associação, mas podem servir de exemplo para outras organizações sem fins lucrativos que pretendam mergulhar no mundo digital.
en
The organizations that stand out focus on marketing techniques adapted to the trends and their reality. In the third sector, the lack of resources and the need for notoriety become an increasing challenge.
The purpose of this project is to develop a digital marketing plan for the Portuguese Family Businesses Association to meet its real needs as a nonprofit organization.
The Association's communication strategy is still centred on the most traditional means of marketing, leaving the digital world and all its potential untapped.
Social networks are an excellent tool in pursuing the Association's objectives as an organization that needs: external support, highlight the contribution of Family Businesses in the national economy and expands its number of associated companies broadening its knowledge spectrum.
The plan consists of choosing a digital strategy that incorporates the use and management of each of the social media channel essential to the objectives expressed by the Association. The plan contains several suggestions, including account creation on some social media channels, and exemplifies with mock-ups the best way to produce both visual and written content.
Therefore, intensive research was done into the internal and external factors that influence the Association and its activity through the collection of several sources of information. The ideas mentioned here are adapted to the reality of the Association but can serve as an example for other nonprofit organizations looking to dive into the digital world.