Título
An analysis of food waste mitigation strategies in grocery retail: Practices and lessons from the German market
Autor
Jensen, Anke Katrin
Resumo
pt
A nível global, um terço dos alimentos produzidos para consumo humano é desperdiçado ou extraviado a cada ano. Particularmente nos países industrializados, isto tem enormes consequências económicas, ambientais e sociais. Enquanto intermediários entre produtores e consumidores, retalhistas alimentares, como os supermercados, desempenham um papel importante para mitigar o desperdício alimentar. Faltam estratégias de mitigação de desperdício alimentar para apoiar os profissionais do setor. O objetivo deste estudo é encontrar as estratégias mais eficazes de mitigação de desperdício alimentar no retalho de mercearia e desenvolver um "Quadro Estratégico para o Desperdício Alimentar" que combine o conhecimento anterior com a experiência de especialistas na Alemanha. No âmbito da análise qualitativa de conteúdos, foram conduzidas oito entrevistas semi-estruturadas com especialistas em desperdício alimentar de supermercados, instituições de caridade alimentar e outras organizações do retalho alemão. Os dados foram codificados e analisados através de uma abordagem dedutiva-indutiva. Os resultados revelam cinco fatores internos e cinco fatores externos que levam ao desperdício alimentar, bem como dezasseis áreas estratégicas com quarenta e uma estratégias possíveis para a mitigação do problema. Os especialistas alemães identificam a redução de preço em lacticínios e outros produtos perecíveis, formações de sensibilização para os funcionários, campanhas sobre data de consumo preferencial para os clientes, atualização de sistemas de controlo de inventário e donativos a instituições de caridade alimentar como as estratégias mais eficazes contra o desperdício alimentar.
en
Globally, one third of the food produced for human consumption is wasted or lost every year. This has serious economic, environmental and social consequences, namely in industrialized countries. As intermediaries between producers and consumers, food retailers such as supermarkets play a significant role in mitigating food waste. Further research is required to enable professionals to be effective in developing food waste mitigation strategies. The study's aim is to find the most effective food waste mitigation strategies in grocery retail and to develop a "Food Waste Strategy Framework" that combines knowledge from previous research with the experience of experts in Germany. In the context of qualitative content analysis, eight semi-structured interviews with food waste experts from supermarkets, food charities and other organizations in the German grocery retail sector were conducted. Data was coded and analyzed with a deductive-inductive approach. Results reveal five internal and five external causes driving food waste, plus sixteen strategy areas with forty-one possible food mitigation strategies. German experts suggested price reduction on dairy products and perishables, employee awareness training, customer campaigns about the best-before date, updated inventory control systems and donation to food charity organizations as the most effective strategies against food waste.