Título
Leveraging the ultra-proximity store network in omnichannel retailing: the case of Auchan Retail Portugal
Autor
Canaveira, Sara Godinho
Resumo
pt
O processo de compras online está a mudar. Nos últimos anos, as limitações que o covid-19 trouxe
delinearam um novo perfil do consumidor em relação ao e-commerce. Entregas mais rápidas e
conveniência passaram a ser os dois principais fatores sempre que existe uma compra online,
moldando assim uma nova geração do comercio eletrónico. Surge assim o conceito do Quick
commerce, tornando-se no próximo desafio para o mundo do retalho. As empresas de retalho
alimentar que adaptaram o omnicanal, podem aproveitar a sua rede de lojas para servir as novas
preferências dos consumidores, apesar de apresentarem alguns desafios ao serem definidas como
local de abastecimento de encomendas. É neste contexto que é desenvolvido este estudo.
A Auchan Retail Portugal quer acompanhar a mudança da nova geração do e-commerce e oferecer
entregas rápidas e, ao mesmo tempo, um nível de serviço elevado. O estudo de caso foi desenvolvido
principalmente em torno das operações das lojas de proximidade e os desafios inerentes a esta
operação. Com a ajuda dos tópicos da revisão de literatura, bem como, dos dados recolhidos durante
o estágio, foi possível identificar quais as principais oportunidades de melhoria. Estas oportunidades
estão principalmente relacionadas com o planeamento da procura, o número de referências
disponíveis no canal online, as infraestruturas e a gestão de inventário.
Após a identificação das variáveis a considerar no abastecimento das encomendas online a partir
das lojas de proximidade, foram propostos dois cenários diferentes com sugestões distintas de como
estruturar as operações da loja em cada caso.
en
The process of online shopping is changing. In the last years, covid-19 restraints mainly shaped new
consumers' profile regarding e-commerce. Faster deliveries and convenience became the two main
concerns when ordering online, thus shaping the new generation of e-commerce. Quick commerce
arises and becomes the next challenge for the retail world. Omnichannel grocery retail companies can
leverage their store's network to serve new consumers' needs, despite having some challenges when
setting them as fulfillment locations. It is in this context that the present research emerges.
Auchan Retail Company wants to follow the new generation of e-commerce and serve their
customers faster deliveries while still offering a high service level. The case study was mainly developed
surrounding the local stores' operations and their inherent challenges. With the help of the literature
review, as well as, the data gathered during the internship, it was possible to identify the main
opportunities to improve. These opportunities were mainly related to demand planning, assortment
size, infrastructures, and inventory management.
After identifying which variables to consider when fulfilling online orders through local stores, it
was then purposed two different scenarios with distinct suggestions of how to structure the store
operations in each case.