Título
A influência da liderança e da partilha de conhecimento na eficácia de equipas: o papel moderador da segurança psicológica
Autor
Pereira, Tânia Martins
Resumo
pt
O trabalho de equipa e, consequentemente, a sua eficácia, tem demonstrado uma importância
fulcral para as organizações. Nesse seguimento, também surgiram vários estudos no sentido de
perceber quais os fatores que poderiam influenciar o desempenho de equipa, sendo de especial
importância o papel dos comportamentos de liderança orientados para a partilha de
conhecimento. O presente estudo pretendeu preencher algumas das lacunas da literatura,
analisando inputs e mediadores adicionais que pudessem ter influência no desempenho de
equipa. Desta forma, testámos o efeito mediador da partilha de conhecimento na relação entre
a liderança e o desempenho de equipa e ainda, o papel moderador da segurança psicológica na
relação entre a partilha de conhecimento e a eficácia de equipa. Para isso, recorremos ao estudo
quantitativo e a uma análise de grupo, aplicando questionários a 46 equipas pertencentes à área
da consultoria e auditoria. A partir da análise de resultados não foi possível confirmar a hipótese
do papel mediador da partilha de conhecimento, mas conseguimos identificar que a moderação
da segurança psicológica na relação entre a partilha de conhecimento e o desempenho de
equipa, é positiva e significativa. Para além disso, foi possível percecionar que a influência dos
comportamentos da liderança orientada para a partilha de conhecimento não teve efeito no
desempenho de equipa. Mediante estes resultados, no final são apresentadas algumas
limitações do estudo, possíveis pesquisas futuras e implicações práticas para as organizações.
en
Teamwork and, consequently, team effectiveness, has demonstrated a central importance for
organizations. In this sense, several studies have also emerged in order to understand which
factors could influence team performance, with the role of team leadership being especially
important. The present study aimed to fill some of the gaps in the literature, analyzing
additional inputs and mediators that could influence team performance. In this way, we tested
the mediating effect of knowledge sharing on the relationship between leadership and team
performance and also the moderating role of psychological security in the relationship between
knowledge sharing and team effectiveness. For this, we used a quantitative study and a group
analysis, applying questionnaires to 46 teams belonging to the consulting and auditing area.
From the analysis of results, it was not possible to prove the hypothesis of the mediating role
of knowledge sharing, but we were able to identify that the moderation of psychological
security in the relationship between knowledge sharing and team performance is positive and
significant. In addition, it was possible to perceive that the influence of leadership behaviors
oriented towards knowledge sharing had no effect on team performance. Based on these results,
at the end, some study limitations, possible future research and practical implications for
organizations are presented.