Título
Measuring brand equity in football clubs: the case of Reggiana Calcio 1919
Autor
Tambè, Giuseppe
Resumo
pt
Este estudo apresenta uma análise estatística e de marketing que se centra na medição do valor da
marca do Reggiana Calcio 1919, um clube italiano de futebol da segunda divisão que foi recentemente
promovido à segunda divisão, ou seja, a Serie B. Reggiana Calcio 1919 foi selecionada como clube alvo
neste projeto de pesquisa devido à existência de um número limitado de estudos na literatura sobre
pequenas organizações de desporto. O objetivo principal deste estudo è analisar os determinantes
mais significativos do valor da marca do clube e como a marca é percebida pelos seus fãs e clientes. O
Reggiana Calcio 1919 é um histórico clube de futebol italiano, embora não tenha um passado vitorioso.
Para o propósito do projeto de pesquisa, foi seguida uma abordagem de pesquisa quantitativa, usando
o software IMB SPSS, e uma abordagem qualitativa como dados primários e secundários. Os dados
recolhidos foram aplicados ao modelo de Keller Customer-Based Brand Equity (CBBE), baseado em
quatro dimensões principais: Consciência da Marca, Resposta da Marca, Significado da Marca e
Lealdade à Marca. Os resultados identificaram que Reggiana Calcio 1919 posiciona fortemente a sua
marca ao nível regional e o clube tem um compromisso bem estabelecido com a sua base de fãs e
clientes que são extremamente fiéis e se identificam com a marca. No entanto, o clube carece de
investimentos em instalações de futebol o que, por sua vez, subtrai valor potencial de mercado, pois
tais investimentos beneficiariam o clube não só financeiramente, mas também em termos de imagem,
visto que se apresentaria como uma marca fortemente confiável. A pesquisa é importante para
entender o que torna um pequeno clube de futebol competitivo na indústria do futebol moderno
en
This Study presents a marketing and statistical analysis that focuses on the measurement of the brand
equity of Reggiana Calcio 1919, an Italian second division football club that has recently been
promoted to the second division, namely, Serie B. Reggiana Calcio 1919 was selected as the target club
in this research project because in the literature there are limited studies on small sports organisations.
The main aim of this study is to analyse the most significant determinants of brand equity of the club
and how both its fanbase and customers perceive the brand. Reggiana Calcio 1919 is a historic Italian
football club, although it does not have a victorious past. For the purpose of the research project, a
quantitative research approach was followed by using IMB SPSS software along with being a qualitative
approach as primary and secondary data. The data collected was applied to the Keller Customer-Based
Brand Equity model (CBBE), based on its four main dimensions: Brand Awareness, Brand Response,
Brand Meaning and Brand Loyalty. The results have identified that Reggiana Calcio 1919 strongly
position its brand at a regional level, the club has a well-established engagement with its fanbase and
customers who are intensely loyal and identify themselves with the brand. However, the club lack of
investments on football facilities which, in turn, subtracts potential market value as these investments
would benefit the club not only financially but also in terms of image as it would appear as a strongly
reliable brand. The research is significant to understand what makes a small football club competitive
within modern football industry.