Título
Humanizar a infraestrutura: Estação Ferroviária da Cruz Quebrada - Dafundo
Autor
Guerreiro, Duarte Teixeira
Resumo
pt
As infraestruturas de mobilidade são elementos permanentes no território rural e urbano.
São suportes de relação territorial que permitem aproximar distâncias e conectar o homem com
o território. Provêm de um pensamento com o objetivo muito claro de estabelecer ligações entre
pontos que se alinham longitudinalmente, mas por vezes este pensamento torna abstrato todo o
território intermediário. Este abstracionismo, descredibiliza muitas vezes as relações transversais
ao objeto infraestrutural, evidenciando-se em barreiras que geram descontinuidade e cortam
relações que existem ou poderiam vir a existir.
É contraditório a ideia de que um instrumento criado com o princípio de aproximar e criar
ligações entre determinados pontos ao nível territorial se verifique um obstáculo nas ligações e
conexões ao nível local.
Através do programa de reformulação da estação da cruz quebrada, surge a oportunidade
de readaptar ao território do mesmo nome a linha ferroviária de cascais, sem lhe alterar a trajetória.
O projeto pretende restituir a continuidade territorial geográfica e morfológica natural entre o vale
do Jamor e o rio tejo, através de uma reflexão sobre a ideologia infraestrutural, alargando-lhe a
relação com o território, de forma a que a infraestrutura seja um símbolo de conexão em toda a
sua amplitude territorial e local.
en
Mobility infrastructures are permanent elements both in rural and in urban territory. They
support territorial relationships that allow us to shorten distances and connect Man and territory.
They stem from an objective way of thinking about ways to establish connections between points
that align longitudinally, however, at times this thought process bestows the in-between territory
with an abstract character. This abstractionism often discredits the transversal relationships with
the infrastructural object, which are evident through barriers that generate discontinuity and cut
off relations that exist or could possibly come to pass.
There is some contradiction in the idea that an instrument created with the principle of
bringing together and enabling connections between certain points on a territorial level can actually
prove to be an obstacle in the connections on a local level.
The program of the reformulation of the Cruz-Quebrada train station provides an
opportunity to readapt the Cascais railway line to its territory, without changing its trajectory.
The project means to reinstate the geographic and morphological territorial continuity between the
Jamor valley and the Tagus river, through a reflection into the infrastructural ideology, widening
its relationship with the territory in order for the infrastructure to become a symbol of connection
in the whole of its territorial and local amplitude.