Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Programa de fidelização para o centro clínico e de fisioterapia Fisiotorres

Autor
Gonçalves, Ana Sofia Gouveia
Resumo
pt
A presente Tese de Mestrado tem como principal objetivo a criação de um programa de fidelização para os clientes da empresa Fisiotorres - Centro Clínico e de Fisioterapia, localizada em Torres Vedras. A empresa é uma sociedade por cotas, constituída por duas fisioterapeutas desde 2009. A principal oportunidade identificada, através de uma cuidada análise à concorrência e à tendência do consumidor na área da saúde, surgiu na criação de um serviço que colmatasse uma das principais dificuldades da empresa: fidelização de clientes e consequente consistência na faturação. Esta análise foi complementada com uma avaliação interna, evidenciando-se os pontos fracos e fortes da empresa, e com a aplicação de um questionário, de forma a perceber a recetividade do cliente perante o novo serviço. A revisão da literatura permitiu enquadrar a necessidade das empresas do setor da saúde a apostarem numa estratégia de fidelização de clientes planeada e estruturada para rentabilizarem os atuais clientes. Através da criação de um programa de fidelização, concluímos que existe a possibilidade de criar um serviço diferenciador, com uma oferta personalizada que traz benefícios para o cliente, de forma a melhorar a sua saúde, prevenir a sua doença e reduzir os custos com as despesas de saúde.
en
This master thesis aims at developing a Loyalty Program for the clients of Fisiotorres - Clinic and Physiotherapy Center, in Torres Vedras. Fisiotorres is a private limited company, owned by two physiotherapists since 2009. Through a thorough analysis of the competitive market and of the clients tendency in the healthcare sector, the main identified opportunity suggested the creation of a service that might present a solution to one of the company's biggest difficulties: customer loyalty and consequent consistent billing. An internal evaluation was added to this analysis, as to highlight the strengths and weaknesses of the company. A survey was also conducted, as to understand the clients' acceptance of our service. The literary study that accompanied this thesis enabled the overall framing of a necessity shared by companies within the healthcare sector. That is, of engaging in a loyalty-building strategy to monetise their customers. By creating a loyalty program, you are to conclude that there is a possibility of developing a differentiating service, with a custom offer for each client. One that they will benefit from, because it will contribute to improving their health, preventing illness and reducing healthcare costs.

Data

01-fev-2021

Palavras-chave

Marketing relacional
Marketing plan
Trabalho de projeto
Relational Marketing
Fidelização de clientes
Loyalty program
Programa de fidelização
Fidelização serviços de saúde
Plano marketing
Client loyalty
Client loyalty in health services

Acesso

Acesso livre

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