Título
Plano de marketing - Aparthotel Casa Areias
Autor
Gomes, Vanessa Sofia de Sousa
Resumo
pt
A realização deste projeto empresa é motivado essencialmente por critérios de natureza
pessoal.
Para a autora este desafio tem um peso e uma motivação pessoal muito forte uma vez que
se trata de um projeto de cariz familiar, onde passou grande parte da sua infância. Devido
ao facto dos atuais proprietários, a curto prazo, deixarem de poder continuar com a gestão
do negócio, a autora vê aqui a oportunidade em assumir funções no futuro e restruturar
este negócio tal como sempre sonhou.
No âmbito da conclusão do mestrado em Marketing Management pelo INDEG, e na
aquisição de conhecimentos nesta área, tornou-se um desafio a ideia de fazer este projeto
empresa.
Assim, o presente projeto tem como principal objetivo a elaboração de um Plano de
Marketing que garanta a continuidade deste negócio e que lhe dê a oportunidade de ser
mais competitivo e atrativo para o mercado.
Desde a sua inauguração há praticamente 30 anos, que o mercado do turismo tem sofrido
grandes alterações e evoluções. Isso trouxe também diversos obstáculos e desafios ao
Aparthotel. Por um lado, uma concorrência extremamente competitiva e, por outro, uma
gestão familiar, com orçamentos reduzidos e sem qualquer plano estratégico, de
comunicação ou de marketing.
Numa primeira fase, recolheram-se dados para caracterizar o meio envolvente e o próprio
setor do turismo, quer a nível mundial quer em Portugal, para depois se definirem quais
as melhores estratégias a implementar.
Face às dificuldades e necessidades encontradas redefiniramMix, reformulou-se o produto, o preço e desenvolveu-se um plano de comunicação.
Por último, introduziram-se conceitos como o Marketing Relacional, a Fidelização e
Satisfação dos Clientes, fazendo uma aposta forte em conhecer melhor o cliente e
oferecer-lhe um serviço melhor e diferenciado que vá de encontro às suas necessidades e
expectativas.
en
The realization of this project is motivated essentially by a personal criterial.
For the author this challenge has a very strong weight and personal motivation since it is
a family project, where she spent much of her childhood. Due to the fact that the current
owners are no longer able to continue with the management of this business in the short
term, the author sees the opportunity to assume functions in the future and to restructure
this business as she has always dreamed.
In the scope of the completion of the Master in Marketing Management by INDEG, and
in acquiring knowledge in this area, it became a challenge the idea of doing this project
company.
The main objective of this project is the elaboration of a Marketing Plan that guarantees
the continuity of this business and that gives it the opportunity to be more competitive
and attractive to the market.
Since its inauguration almost 30 years ago, the tourism market has notice major changes
and evolutions. This has also brought various obstacles and challenges to the Aparthotel.
On the one hand, competition is extremely competitive and, on the other hand, his family
management, with budgets reduced and without any strategic plan, communication or
marketing.
In the first phase, data were collected to characterize the surrounding environment and
the tourism sector itself, both in the world and in Portugal, in order to determine the best
strategies to be implemented.
Faced with the difficulties and needs found, the 8 P's of the Marketing Mix were
redefined, the product was reformulated, the price was developed and a communication
plan was developed.
Finally, concepts such as Relational Marketing, Customer Loyalty and Customer
Satisfaction were introduced, making a strong commitment to better know the customer
and offer a better and differentiated service that meets their needs and expectations.