Título
The interpersonal effects of emotional tears on person perception and intention to provide support
Autor
Martins, Diogo Barros
Resumo
pt
O choro emocional tem sido proposto como tendo uma função comunicativa e a
investigação tem mostrado que os observadores reagem com uma maior inclinação para
ajudar rostos lacrimejantes. Este estudo surge da importância de analisar o impacto social da
lágrima, acrescentando potenciais variáveis moderadoras, que sobre atributos do alvo (sexo)
quer de contexto (e.g., valência), de modo a investigar em que medida a presença de lágrimas
no rosto de uma pessoa afeta o julgamento da pessoa visada (perceção de traços) e a intenção
de ajudar essa pessoa. Para tal foi recolhida uma amostra de 156 participantes (96 do sexo
feminino, 56 do sexo masculino, sendo que quatro não responderam a esta questão), e os
participantes foram expostos a quatro imagens de rostos de pessoas (que variavam no género),
acompanhadas de uma breve descrição. Em metade desses casos, os rostos apresentavam
imagens de lágrimas acrescentadas digitalmente. Após exposição a cada uma das quatro fotos
e descrição do respetivo contexto, os participantes reportaram a sua perceção dos atributos do
alvo (amabilidade e competência) e a intenção de ajudar. Os resultados evidenciaram o efeito
da presença de lágrima em todas as variáveis supracitas. Verificou-se assim que os
participantes manifestaram maior intenção de ajudar um alvo que apresenta lágrimas do que
alvos sem a presença de lágrimas. Verificou-se ainda um efeito da valência contextual da ação
que acompanhava a vinheta na intenção de suporte, sugerindo maior intenção de suporte em
situações positivas e negativas do que em situações neutras. Na avaliação dos traços do alvo,
constatou-se que os alvos que apresentavam lágrimas eram percebidos como tendo traços
mais calorosos ou amáveis e menos competentes, no entanto essa avaliação mostrou-se
dependente da valência do contexto. O presente estudo vai ao encontro de investigação prévia
ao evidenciar a importância social da lágrima, quer na avaliação de dimensões consideradas
universais de julgamento social como a competência e amabilidade, quer na intenção de
suporte social. No entanto, destaca ainda o importante papel do contexto social em que a
presença da lágrima é exibida, principalmente em termos da perceção de traços.
en
Emotional crying seems to have a communicative function, and observers tend to
respond with help to tearful faces. This study arises from the importance of analyzing the
social impact of the tear. It investigates to what extent the presence of tears affects the
judgment of the target person (perception of traits such as warmth and competence) and the
intention to help, adding potential moderating variables, such as the gender of the perceiver,
the attributes of the target (sex), and the context (e.g., valence and social). A sample of 156
participants (96 females, 56 males, four of whom did not answer this question), were exposed
to four images of people's faces (which varied in gender), accompanied by a brief description
of the situation. In half of these cases, the faces showed tears, added digitally. Participants
were asked to report their perception of the target's attributes (warmth and competence) and
their intention to help. The results showed the effect of the presence of tears in all the
dependent variables. Participants expressed a higher intention of helping a target with tears
than targets no showing tears. There was also an effect of the valence of the situation in the
intention of support, suggesting a greater intention of support a target in positive and negative
situations than in neutral situations. It was found that targets that had tears were perceived as
warmer and less competent, although this effect was depended on the valence of the context.
This study is in line with previous research that highlight the social importance of tears.