Teses e dissertações

Mestrado
Engenharia Informática
Título

Sistema distribuído para recolha de dados em eventos desportivos

Autor
Ferreira, Sandro Camilo Alpoim
Resumo
pt
A informação é um dos recursos mais importantes da sociedade, permite resolver problemas e tomar decisões através da interpretação de dados recolhidos de um determinado fenómeno ou evento. A recolha desses dados e consequente interpretação constitui um desafio, devido ao vasto número de indicadores candidatos e possibilidade dos mesmos serem registados com erros. Um evento desportivo consiste num conjunto de interações entre jogadores, que são definidos como eventos de jogo, sejam eles a posição relativa ou ações técnicas, que podem impactar o mesmo de forma positiva ou negativa, a interpretação desses dados permitirá ao treinador, jogador, olheiro e público obter informação detalhada sobre o jogo. Apesar da facilidade de obtenção de dados sobre os jogos das principais ligas, os dados sobre os escalões de formação são praticamente inexistentes, principalmente devido ao facto de os mesmos não terem condições para contratar empresas especializadas em fazer anotações e de os jogos não serem gravados com a qualidade e ângulos de visão necessários para a sua reconstrução e análise. O presente documento avalia e propõe a investigação, desenho, desenvolvimento e implementação de uma solução distribuída de recolha de dados em eventos desportivos gratuita e open source, sendo o caso de estudo o futebol de formação, através da inserção manual utilizando uma aplicação móvel. A plataforma proposta, para o armazenamento e tratamento dos dados será agnóstica ao mecanismo de registo, permitindo que a mesma seja usada através de outras metodologias de registo de dados, podendo estes ser geridos e visualizados através de uma aplicação web e de dashboards.
en
Information is one of society’s most important resources, as it enables the problem solving and decision making through data processing from a specific phenomenon or event. The data collection and interpretation are challenging due to the vast number of candidate indicators and the possibility of registration errors. A game event is composed of a set of interactions between players, such as relative position or technical actions, which can impact the game positively or negatively. The interpretation of this data will allow the coach, player, scout, and the general public to obtain detailed information from the game. Despite the ease of data registration on the main league games, lower leagues data is close to non-existent mainly because the games are not recorded with the desired quality to analyse it. Additionally, these clubs don’t have the capacity to hire specialized game annotation services. This article will evaluate and propose the investigation, design, development and implementation of an open source distributed sport data collection solution targeting the initial football stages through manual data registration using a mobile application. The proposed platform to store and process information will be agnostic regarding the event registration mechanisms, enabling the development of new components. The registered data will be managed and visualized with the use of a web application and dashboards.

Data

02-fev-2021

Palavras-chave

Web
Desporto
Sports
Mobile application
Aplicação móvel
Futebol e sistemas distribuídos
Football and distributed systems

Acesso

Acesso livre

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