Título
The impact of artificial intelligence virtual personal assistants as sales channels of costumer loyalty
Autor
Pires, Maria Martinho da Silva de Lemos
Resumo
pt
Inteligência Artificial através de Assistentes Virtuais é hoje uma tendência que cresce
exponencialmente no retalho e que oferece uma experiência de compra única. Sendo assim,
torna-se imperativo estudar o impacto desta tecnologia, dado que, poderá influenciar a lealdade
do consumidor que é um conceito importante para o atingimento de vantagem competitiva. A
literatura oferece vários estudos que demonstram a relação entre a lealdade e diferentes canais
de compra, no entanto, está maioritariamente focada nos canais digitais (comércio eletrónico)
ou nos canais físicos. Deste modo, o primeiro objetivo desta dissertação pretende preencher o
espaço na literatura e inferir se existe uma relação entre a lealdade, os seus antecedentes
satisfação e qualidade de serviço e a tecnologia. Adicionalmente, como o Assistente ainda não
se encontra disponível em Portugal, determinou-se um segundo objetivo para procurar
informação sobre comportamento, crenças e a atual atitude do consumidor em relação à
tecnologia. Dos resultados obtidos no questionário com 253 respostas válidas, não foi possível
atingir o primeiro objetivo porque não foi encontrada nenhuma relação entre lealdade ou os
seus antecedentes e o assistente virtual. Não obstante, foi demonstrado que experienciar a
compra antes do teste poderá levar a melhores resultados e, ainda, que os atributos mais
relevantes para os portugueses são a conveniência e a interatividade, mas que a compra
automática e a personalização não serão favoráveis ainda. Por fim, foi apresentada uma solução
de três clusters mostrando diferentes perfis de consumidor que sugerem que a maioria da
amostra tem abertura para adotar a tecnologia.
en
Artificial Intelligence through Virtual Personal Assistants is a tendency rapidly growing
in the market that offers a new purchase experience for the consumer. As such, studying the
impact this channel may have becomes pivotal as it may influence customer loyalty which is
one of the most important concepts for competitive advantage. Previous research on the
relationship between different sales channels and loyalty is vast, however, it is mainly focused
on the online (e-commerce) and offline channel. Therefore, the first objective of this
dissertation is to fill in this gap and try to conclude on whether there is a relationship between
customer loyalty, its antecedents, satisfaction and service quality and the new technology. Also,
as Virtual Assistants are still not fully available in the Portugal, the second purpose for this
dissertation is providing information on both the market’s behaviour and beliefs, and their
current attitude towards the technology. From the output of a questionnaire with 253 valid
answers, the first purpose of the thesis was not achieved as a relationship between loyalty or
the antecedents and Virtual Assistants was not found, however, it was shown that experiencing
this purchase before conducting the test could drive better results. Nonetheless, it was shown
that the market may not be prepared for automatic shopping and may not trust personalization
features, however, they highly value purchase convenience and VPA interactivity. Lastly, a
three-cluster solution was presented showing different consumer profiles that suggest that the
majority of the sample is open to adopt to the technology.