Título
The influence and impact of artificial intelligence in the consumer decision-making process: comparing Generation X with Millennials
Autor
Braga, Fábio Miguel Iglésias
Resumo
pt
A Inteligência Artificial é atualmente considerada como uma das tecnologias mais
emergentes e que maior impacto terá tanto na sociedade como nas empresas. Para além
da sua utilização a nível organizacional, em termos operacionais, a sua utilização na forma
como interage com os consumidores é igualmente importante e requer atenção e
desenvolvimento. Não são todas as pessoas que têm a mesma adaptabilidade para a
utilização de novas tecnologias e é por isso que se torna importante perceber quais as
diferenças que diferentes gerações têm quanto a este tópico. Por isso, o principal objetivo
desta dissertação é perceber qual a real influência e impacto que a utilização de IA pode
ter no processo de decisão de compra do consumidor, uma das componentes do marketing
que atualmente é mais estudada por parte dos especialistas na área, comparando a Geração
X com a dos Millennials. Com este objetivo, um questionário foi desenvolvido cujo
objetivo foi estudar qual a influência e impacto que os participantes sentiram em cada
fase do processo de decisão de compra do consumidor, através de aplicação de IA. Dentro
das diferentes fases do processo foram criados cenários fictícios, onde estão implícitos a
utilização de uma aplicação de IA para uma melhor compreensão das questões e também
do objetivo da pesquisa. Com uma amostra final de 211 participantes, os resultados
sugerem que a IA pode ter influência em algumas fases do processo, mas não em todas,
independentemente da geração a que os participantes pertençam.
en
Artificial Intelligence is currently considered to be one of the most emerging technologies
and that will have the greatest impact on both society and companies. In addition to its
use at an organizational level, in operational terms, it's also used in the way it interacts
with consumers is equally important and requires attention and development. Not all
people have the same adaptability for the use of new technologies and that’s why it’s
important to understand the differences that different generations have on this topic.
Therefore, the main objective of this dissertation is to understand the real influence and
impact that the use of AI can have in the consumer decision-making process, one of the
marketing components that is currently more studied by specialists in the area, comparing
Generation X with Millennials. With this objective, a questionnaire was developed whose
objective was to study the influence and impact that the participants would feel at each
stage of the consumer purchase decision process, through the application of AI. Within
the different stages of the process, fictitious scenarios were created, where the use of an
AI application is implicit for a better understanding of the questions and also of the
research objective. With a final sample of 211 participants, the results suggest that AI
may have an influence on some phases of the process, but not on all, regardless of the
generation to which the participants belong.