Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

The influence and impact of artificial intelligence in the consumer decision-making process: comparing Generation X with Millennials

Autor
Braga, Fábio Miguel Iglésias
Resumo
pt
A Inteligência Artificial é atualmente considerada como uma das tecnologias mais emergentes e que maior impacto terá tanto na sociedade como nas empresas. Para além da sua utilização a nível organizacional, em termos operacionais, a sua utilização na forma como interage com os consumidores é igualmente importante e requer atenção e desenvolvimento. Não são todas as pessoas que têm a mesma adaptabilidade para a utilização de novas tecnologias e é por isso que se torna importante perceber quais as diferenças que diferentes gerações têm quanto a este tópico. Por isso, o principal objetivo desta dissertação é perceber qual a real influência e impacto que a utilização de IA pode ter no processo de decisão de compra do consumidor, uma das componentes do marketing que atualmente é mais estudada por parte dos especialistas na área, comparando a Geração X com a dos Millennials. Com este objetivo, um questionário foi desenvolvido cujo objetivo foi estudar qual a influência e impacto que os participantes sentiram em cada fase do processo de decisão de compra do consumidor, através de aplicação de IA. Dentro das diferentes fases do processo foram criados cenários fictícios, onde estão implícitos a utilização de uma aplicação de IA para uma melhor compreensão das questões e também do objetivo da pesquisa. Com uma amostra final de 211 participantes, os resultados sugerem que a IA pode ter influência em algumas fases do processo, mas não em todas, independentemente da geração a que os participantes pertençam.
en
Artificial Intelligence is currently considered to be one of the most emerging technologies and that will have the greatest impact on both society and companies. In addition to its use at an organizational level, in operational terms, it's also used in the way it interacts with consumers is equally important and requires attention and development. Not all people have the same adaptability for the use of new technologies and that’s why it’s important to understand the differences that different generations have on this topic. Therefore, the main objective of this dissertation is to understand the real influence and impact that the use of AI can have in the consumer decision-making process, one of the marketing components that is currently more studied by specialists in the area, comparing Generation X with Millennials. With this objective, a questionnaire was developed whose objective was to study the influence and impact that the participants would feel at each stage of the consumer purchase decision process, through the application of AI. Within the different stages of the process, fictitious scenarios were created, where the use of an AI application is implicit for a better understanding of the questions and also of the research objective. With a final sample of 211 participants, the results suggest that AI may have an influence on some phases of the process, but not on all, regardless of the generation to which the participants belong.

Data

03-fev-2021

Palavras-chave

Inteligência artificial
Millennials
Artificial intelligence
Generation X
Geração X
Consumer decision-making process
Processo de decisão de compra do consumidor

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo