Título
Gestão do conhecimento na administração pública: estudo de caso de uma instituição de ensino superior
Autor
Pereira, Sandra Sofia Ribeiro
Resumo
pt
O contexto atual de rápida mudança das sociedades requer novos modelos de gestão
organizacional. A Gestão do Conhecimento passa a fazer parte da estratégia empresarial e mais
recentemente torna-se prioridade dos Governos sendo a sua implementação realizada através dos
serviços da Administração Pública. Esta dissertação apresenta um estudo de caso de uma Instituição
de Ensino Superior Público e tem como objetivo analisar em que estado se encontram um conjunto de
práticas de gestão do conhecimento, a sua implementação e mais valias para a instituição. Para tal foi
realizado um questionário eletrónico aos colaboradores não docentes dessa instituição para aferir da
sua perceção face a essas práticas de gestão do conhecimento e assim propor um modelo de melhoria
quer das práticas de gestão do conhecimento já existentes quer de outras tidas por relevantes de se
implementarem.
en
The current context of rapid change in societies requires new models of organizational
management. Knowledge Management becomes part of the business strategy and more recently it has
become a priority for Governments and its implementation is carried out through Public
Administration services. This dissertation presents a case study of a Public Higher Education
University and aims to analyze in what state are a set of knowledge management practices, their
implementation and value to the institution. For this purpose, an electronic questionnaire was carried
out to the non-teaching staff of that institution to assess their perception of these knowledge
management practices and thus propose a model for improving both existing practices of knowledge
management and others considered relevant to be implemented.