Título
Os programas de cooperação e mobilidade nas Instituições de Ensino Superior portuguesas no âmbito do novo quadro de apoio comunitário: estudo de caso
Autor
Dickson, Carla Maria Romão Carvalho
Resumo
pt
A presente investigação examina a temática da Administração Pública e sistematiza os
modelos teóricos administrativos, caracterizando a evolução dos modelos de Estado e das
diferentes reformas da Administração. Os novos contextos sociais e económicos, que exigem
uma reconfiguração do papel do serviço público, são evidenciados com particular foco no
ensino superior, como base estruturante da evolução social e económica da nação. No âmbito
do novo quadro comunitário de apoio para Portugal (2014-2020), que apresenta uma
estratégia económica baseada no crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, analisamos
as políticas públicas nacionais relativas ao ensino superior.
Os modelos de gestão e modernização do ensino superior, enquadrados num sistema
de leis de base e organizacionais da Administração Pública e as diretrizes de governance
internacionais, são também foco da nossa análise, tal como o novo programa europeu, o
Erasmus Plus ou o acordo de parceria firmado entre Portugal e a Comissão Europeia.
Procedemos ainda à caracterização e análise do objeto do nosso estudo, utilizando
métodos de investigação quantitativos e qualitativos e várias técnicas de recolha e análise de
dados (análise documental, entrevistas e análise de conteúdo), que nos conduziram a uma
reflexão crítica sobre os dados analisados. Nos termos da investigação, delimitada ao objeto
estudado, conclui-se pela verificação da hipótese e, portanto, pela relevância considerável e
transformadora dos programas de mobilidade no panorama institucional do ensino superior
nacional.
en
This research examines the subject of Public Administration and systematizes the
administrative theoretical models, characterizing the State models and the administrative
reforms’ evolution. The new social and economic contexts, which claim for a reconfiguration
of the public service role, are highlighted with a particular focus in higher education as a
structural basis of the social and economic evolution of the nation. The higher education
national public policies were analysed under the new Community support framework for
Portugal (2014-2020), which reveals an economic strategy based on smart, sustainable and
inclusive growth.
Another focus of our analysis consists in the models of management and
modernisation of higher education, framed in a system of base and organizational laws of
public administration and international governance guidelines, as well as the new European
programme, the Erasmus Plus, or the partnership agreement signed between Portugal and the
European Commission.
Our research subject was characterized and analysed by using quantitative and
qualitative methods of research and several techniques of data collection and analysis
(documental, interview and content analysis), which led us to a critical reflexion. In terms of
research, limited to the object analysed, the study concludes by the verification of the
hypothesis and, therefore, by the reshaping relevance of the mobility programmes in the
higher education institutional national landscape.