Título
The effects of micro and macro-influencers on Instagram skincare campaigns
Autor
Neves, Rita Paiva
Resumo
pt
O Influencer Marketing é uma estratégia cada vez mais procurada pelas empresas, e
considerada por vários marketers uma estratégia eficaz. A presença do setor de beleza nos
canais digitais, utilizando os vários meios disponíveis (incluindo influenciadores digitais) tem
contribuído para o seu crescimento ao mesmo tempo que promove a marca e combate uma
das principais dificuldades dos consumidores: perceber como e quando utilizar os produtos.
Apesar de serem destacadas por diversos autores as vantagens existentes em colaborar
com influenciadores digitais, os marketers continuam a referir como uma das principais
dificuldades identificar o influenciador mais adequado para a sua marca. Existem diferentes
tipos de influenciadores que podem ser considerados, sendo os mais comuns os micro e
macro-influenciadores pelo engagement e alcance que têm.
O principal objetivo desta dissertação visa analisar as perceções dos seguidores
relativamente à credibilidade passada e à confiança sentida nos dois grupos, assim como
perceber qual destes poderá ter um maior impacto na intenção de compra criada. Com esta
finalidade foi realizado um questionário online para analisar as experiências destes
utilizadores, que serviu posteriormente para a validação das 11 hipóteses de estudo.
Através dos resultados apurados, fundamentados pela revisão de literatura sobre o tema,
verifica-se que apesar das diferenças entre os dois grupos de influenciadores, ambos
garantem resultados positivos durante uma campanha de skincare. Cabe posteriormente à
empresa analisar quais os resultados que pretende obter com a campanha, e quais os fatores
mais relevantes no influenciador para alcançá-los.
en
Influencer Marketing is a strategy increasingly sought after by companies and considered by
several marketers as an effective strategy. The presence of the beauty sector in digital
channels, using the tools available (including digital influencers) has contributed to its growth
while promoting the brand and fighting one of the main difficulties of consumers: understand
how and when to use the products.
Although several authors have highlighted the advantages of collaborating with digital
influencers, marketers continue to refer to one of the main difficulties to identify the most
appropriate influencers for their brand. Different types of influencers that can be considered
however, the most common are micro and macro-influencers for their engagement and reach.
The main objective of this dissertation is to analyse the perceptions of followers regarding
the credibility and trust felt in the two groups, as well as to understand which of them may have
a greater impact on the purchase intention created. For this purpose, an online questionnaire
was carried out to analyse the experiences of these users, which later served to validate the
11 hypotheses of the study.
The results obtained, based on the literature review on the subject, show that despite the
differences between the two groups of influencers, both guarantee positive results during a
skincare campaign. It is then up to the company to analyse what results it intends to achieve
with the campaign, and what are the most relevant factors in the influencer to achieve them.