Título
Consumer attitudes towards online mobile advertising formats
Autor
Dias, Rogério Coimbra Henriques Lopes
Resumo
pt
As empresas de publicidade online utilizam principalmente a publicidade direccionada. É
um sistema que utiliza dados dos consumidores como o histórico dos motores de busca,
interesses e informação demográfica para compreender melhor que produtos ou serviços os
consumidores poderão querer a seguir, de modo a poderem optimizar o anúncio. Mas saber qual
o produto que o utilizador quer a seguir ou acha interessante pode não ser suficiente. A forma
como o anúncio é entregue é também relevante, uma vez que os anúncios móveis podem ser
implementados em muitos formatos, como banners ou anúncios em vídeo, e em muitas
plataformas, como aplicações móveis, motores de busca ou websites móveis. O formato em que
os anúncios móveis online são apresentados é muitas vezes ignorado e deixado aos marketers
para decidir.
Apresentamos uma análise exaustiva dos formatos de anúncios e plataformas de publicação
existentes, nas quais tais formatos podem ser apresentados. É evidente que alguns formatos de
anúncios são mais eficazes e mais adequados para as empresas utilizarem do que outros. Os
formatos de anúncios mais eficazes entre os que foram analisados são os anúncios de compras
de produtos apresentados em motores de busca, e anúncios do formato carrossel em aplicações
móveis. O resto dos formatos de anúncios foram objecto de revisões mistas ou muito negativas.
Além disso, verificou-se que os utilizadores em geral preferem receber anúncios na plataforma
de publicação motores de busca, e em certos formatos de anúncios a eficácia pode ser
distinguida através da utilização de informação demográfica do consumidor.
en
Online advertising companies rely primarily on targeted advertising. It is a system that
basically uses consumers data like search engine history, interests and demographic information
to better understand what products or services consumers might want next, so to be able to
optimize the advert. However, knowing what product the user wants next or what he or she
finds interesting might not be enough. The way the ad is delivered is also relevant as mobile
adverts can be deployed in many formats, like banner or video ads, and in many platforms,
including mobile applications, search engines and mobile websites. The format in which mobile
online adverts are deployed is often overlooked and left to companies or marketers to decide.
We present a thorough analysis of existing ad formats and publishing platforms in which
such formats can be presented. It is clear that some ad formats are more effective and more
suitable for companies to use than others. The most effective ad formats out of the ones that
have been analyzed are showcase shopping ads and product shopping ads presented on search
engines, and carrousel ads on mobile applications. The rest of the ad formats were getting mixed
reviews or very negative ones. Furthermore, it was found that users generally prefer to receive
ads on the search engine publishing platform, and in certain ad formats the effectiveness can be
distinguished through the use of the consumer’s demographic information on the receiving side.