Título
Públicos de galerias de arte em Lisboa
Autor
Trindade, Sofia Moreira
Resumo
pt
O presente trabalho tem como tema principal os públicos das galerias de arte e a relação que
possa existir segundo as características que estas apresentam. Tem como objetivos delinear os
perfis dos públicos que frequentam estes espaços, bem como fazer uma avaliação das várias
galerias comerciais consoante as suas abordagens e/ou estratégias quer para a continuação do
negócio, quer para despertar atenção de novos públicos.
Começamos por fazer uma revisão bibliográfica com aquelas que são as noções essenciais
para a compreensão do estudo, e para a realidade à qual nos referimos, desde o conceito amplo
de públicos até à sua particularização, inerente aos mercados da arte.
Apresentamos no final informações empíricas sobre as galerias de arte em Lisboa, que nos
permitem uma caracterização quer dos públicos quer das respetivas galerias através do modo
como se posicionam no mercado da arte.
en
The main objective of the present work is to study the art galleries and the relationship that may
exist according to their characteristics. It aims to outline the publics profiles of those who
frequent these spaces and make an evaluation of the several commercial art galleries according
to their strategies or approaches for the business continuation or to attract new publics attention.
We start by doing a bibliographic review with those that are the essential notions for the
understanding of the study, and for the reality to which we refer, from the broad concept of
public to its particularization, inherent to the art markets.
In the end, we will share practical information about some art galleries in Lisbon that allows
us to characterize the public of these spaces and the respective galleries through the way they
position themselves in the art market.