Título
Impact of motivation factors on employee retention in China: mediating role of work engagement
Autor
Jia Ni
Resumo
pt
A alta rotatividade de funcionários é uma preocupação crescente na China, principalmente devido à
crescente competição do mercado de trabalho interno com a melhoria econômica. Isso tem sido atribuído
principalmente à competição por recompensas monetárias entre as empresas, mas ainda há pouco
conhecimento sobre o papel que as recompensas não monetárias desempenham, de uma perspectiva de
recompensa total. Para tanto, o engajamento no trabalho pode ser um importante fator explicativo como
alternativa ao comprometimento organizacional. Assim, o objetivo deste artigo é investigar como os
componentes da recompensa total, compreendendo recompensas monetárias e não monetárias,
influenciam a escolha dos funcionários de permanecer nas organizações chinesas por meio do
envolvimento no trabalho, enquanto controlam sua satisfação no trabalho e compromisso organizacional
afetivo. Com uma amostra de 257 funcionários de 19 províncias, os resultados mostram que tanto
monetários como não monetários são importantes para entender as intenções de rotatividade, que foram
explicadas por meio do papel do mediador de engajamento no trabalho. O engajamento no trabalho é
apontado como uma das estratégias centrais das organizações que visam a retenção de funcionários.
en
High employee turnover is a rising concern in China, mostly due to the growing internal job
market competition with economic betterment. This has been mostly attributed to monetary
rewards competition among companies but there is still scarce knowledge about the role nonmonetary rewards play, from a total rewards perspective. To achieve this, work engagement can
be an important explanative factor as an alternative to organizational commitment. Thus, the
purpose of this paper is to investigate how total reward components, comprehending monetary
and non-monetary rewards, influence employees’ choice to stay in Chinese organizations via
work engagement while controlling for their job satisfaction and affective organizational
commitment. With a sample of 257 employees from 19 provinces, findings show both monetary
and non-monetary are important to understand turnover intentions which was explained via the
mediator role of work engagement. Work engagement is advised to be at the central strategies
for organizations that aim to retain employees.