Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Impact of motivation factors on employee retention in China: mediating role of work engagement

Autor
Jia Ni
Resumo
pt
A alta rotatividade de funcionários é uma preocupação crescente na China, principalmente devido à crescente competição do mercado de trabalho interno com a melhoria econômica. Isso tem sido atribuído principalmente à competição por recompensas monetárias entre as empresas, mas ainda há pouco conhecimento sobre o papel que as recompensas não monetárias desempenham, de uma perspectiva de recompensa total. Para tanto, o engajamento no trabalho pode ser um importante fator explicativo como alternativa ao comprometimento organizacional. Assim, o objetivo deste artigo é investigar como os componentes da recompensa total, compreendendo recompensas monetárias e não monetárias, influenciam a escolha dos funcionários de permanecer nas organizações chinesas por meio do envolvimento no trabalho, enquanto controlam sua satisfação no trabalho e compromisso organizacional afetivo. Com uma amostra de 257 funcionários de 19 províncias, os resultados mostram que tanto monetários como não monetários são importantes para entender as intenções de rotatividade, que foram explicadas por meio do papel do mediador de engajamento no trabalho. O engajamento no trabalho é apontado como uma das estratégias centrais das organizações que visam a retenção de funcionários.
en
High employee turnover is a rising concern in China, mostly due to the growing internal job market competition with economic betterment. This has been mostly attributed to monetary rewards competition among companies but there is still scarce knowledge about the role nonmonetary rewards play, from a total rewards perspective. To achieve this, work engagement can be an important explanative factor as an alternative to organizational commitment. Thus, the purpose of this paper is to investigate how total reward components, comprehending monetary and non-monetary rewards, influence employees’ choice to stay in Chinese organizations via work engagement while controlling for their job satisfaction and affective organizational commitment. With a sample of 257 employees from 19 provinces, findings show both monetary and non-monetary are important to understand turnover intentions which was explained via the mediator role of work engagement. Work engagement is advised to be at the central strategies for organizations that aim to retain employees.

Data

04-fev-2021

Palavras-chave

Work engagement
Satisfação no trabalho
Job satisfaction
Affective organizational commitment
Non-monetary rewards
Engajamento no trabalho
Total rewards
Monetary rewards
Intention to stay
Recompensas totais
Recompensas monetárias
Recompensas não monetárias
Intenção de ficar
Compromisso organizacional afetivo

Acesso

Acesso livre

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