Título
A relação entre a responsabilidade social das organizações e a satisfação dos colaboradores: o efeito moderador da satisfação com a comunicação interna
Autor
Peixe, Miguel José Osório Carvalho
Resumo
pt
Como é sabido e conhecido, a Responsabilidade Social das Organizações (RSO) é uma
temática que está cada vez mais presente nas políticas e ações organizacionais e nas
decisões dos gestores e respetivas organizações. É notório o crescimento do tema e da
sua aplicabilidade, nas três dimensões, económica, social e ambiental, nos dias que
correm por imposição dos mercados mais competitivos, da escassez de recursos e das
necessidades da sociedade que são cada vez mais específicas. Contudo, ainda não
existem muitos estudos que abordem de forma direta a forma como a perceção dos
colaboradores face às práticas de RSO pode ou não promover a sua Satisfação no
Trabalho (ST). Por isso, este estudo vai ter por base e irá centrar-se essencialmente na
avaliação da relação existente entre a RSO e a ST. Numa segunda fase, o estudo irá
também analisar em que medida a Satisfação com a Comunicação Interna (SCI)
influencia a relação anterior. Para desenvolver e validar este modelo de investigação
foram inquiridos 203 colaboradores de diversos setores de atividade e diferentes ramos
de negócio. Da análise aos dados obtidos pode-se constatar que existe uma relação
positiva entre a perceção das práticas de RSO e a satisfação no trabalho. Por sua vez,
apenas se verifica um efeito moderador significativo da SCI na relação entre a perceção
do envolvimento em práticas de RSO dirigidas à comunidade e ambiente e a ST.
O facto de as organizações comunicarem o crescente investimento em RSO e inclusão
de “boas práticas” nas suas estratégias e políticas organizacionais, sobretudo no que
toca aos públicos externos, leva ao aumento da ST.
en
Globally, the Corporate Social Responsibility (CSR) is increasing its incidence within
not only organizational politics and actions, but also within manager’s decisions and
throughout the organization. Nowadays, the importance of this topic and its
applicability is perceptible, in the CSR three dimensions: economic, social and
environmental, due to the impositions from market competition, resource scarcity and
the more and more accurate needs of society. However, there are not many studies that
refer directly to how the employees’ perception of the CSR practices can possibly
promote their satisfaction at work (SW). Therefore, this study will focus essentially on
the evaluation of the relationship between the CSR and the SW. At a second stage, this
study will also analyze how the satisfaction regarding the internal communication (SCI)
will influence the former relation. To develop and validate this model, 203 employees
from diverse activity sectors and business areas, were questioned. According to the
results, a positive relation, between the perception of the CSR practices and the
employee satisfaction, was observed. Furthermore, it is possible to observe a significant
moderator effect only in the relation between the perception of involvement in the CSR
practices that are directed to the community and environment, and the SW.
When organizations communicate the growing investment in CSR and the inclusion of
“good practices” within their strategies and organizational polices to the external
audience, it leads to SW.