Título
Marketing digital e marcas de luxo
Autor
Barrau, Teresa Raquel Leiria da Silva
Resumo
pt
Atualmente, com o desenvolvimento dos meios digitais, assistimos a novas formas de
consumo e de interação com os clientes. O mercado de luxo e o próprio conceito de luxo foram
influenciados por esta nova tendência de digitalização, sendo necessária a adaptação das marcas
de moda de luxo aos novos desafios de forma a estarem à altura das exigências do mercado. As
marcas de luxo vêem-se hoje confrontadas com a necessidade de se manterem atuais e de terem
uma presença ativa no meio digital e paralelamente garantirem que as suas características-chave
são preservadas.
Assim, esta dissertação tem como objectivo compreender a influência que, em Portugal,
as estratégias de marketing digital utilizadas pelas marcas de moda de luxo nas redes sociais
têm na percepção da exclusividade das marcas. Tomamos como ponto de partida as referências
dos diferentes estudos científicos disponíveis nesta área, aos atributos característicos do luxo.
Para o estudo proposto, foi analisada a literatura existente sobre a temática,
desenvolveu-se um modelo conceptual e formularam-se as hipóteses em estudo.
Posteriormente, recolheram-se dados através de um questionário semiestruturado que foi
distribuído "online" e presencialmente.
Os resultados demonstraram que os atributos associados ao luxo vão de encontro com a
literatura, à exceção do preço que apresenta uma correlação menos elevada. Em relação às
estratégias utilizadas pelas marcas de moda de luxo nas redes sociais as que têm um impacto
positivo na manutenção da imagem de exclusividade da marca são: a apresentação dos preços,
a partilha de conteúdo diário e as parcerias com figuras públicas.
en
Currently, with the development of digital media, we are witnessing new forms of
consumption and interaction with customers. The luxury market and the luxury concept itself
were influenced by this new digitalization trend, requiring the adaptation of luxury fashion
brands to new challenges in order to meet the demands of the market. Luxury brands today are
faced with the need to remain current and to have an active presence in the digital environment
and at the same time ensure that their key characteristics are preserved.
Thus, this dissertation aims to understand the influence that, in Portugal, the digital
marketing strategies used by luxury fashion brands in social networks have on the perception
of the exclusivity of brands. We take as a starting point the references of the different scientific
studies available in this area, to the characteristic attributes of luxury.
For the proposed study, existing literature on the subject was analyzed and collected, a
conceptual model was developed and the hypotheses under study were formulated.
Subsequently, data collection was carried out through a semi-structured questionnaire that was
distributed online and in person.
The results showed that the attributes associated with luxury are in line with the
literature, with the exception of the price which presents a less high correlation. Regarding the
strategies used by luxury fashion brands on social networks, those that have a positive impact
on maintaining the brand's exclusive image are: the presentation of prices, the sharing of daily
content and partnerships with public figures.