Título
Digital marketing strategy used by luxury brands
Autor
Henriques, Maria Garcia
Resumo
pt
No mercado do luxo, o paradoxo existente entre a exclusividade e raridade, características deste
setor e o mundo digital, tem ao longo dos últimos anos ganho uma maior força. Assim, a
presente dissertação pretende compreender as estratégias usadas pelas marcas de luxo ao nível
do marketing digital, respeitando pelos princípios da marca.
Dado que a importância das vendas através de canais e aplicações digitais tem crescido
ao longo dos anos nas marcas de luxo, acentuada pela pandemia, estas marcas passaram a ter
um cuidado crescente em perceber qual a melhor estratégia para conseguirem proporcionar aos
seus consumidores a facilidade do mundo digital, sem comprometer os seus valores, o que torna
estas marcas exclusivas. Para perceber a estratégias usadas no setor, realizou-se uma análise
nas quatro primeiras marcas de luxo, de acordo com a base de dados Statista, dentro das marcas
de moda de luxo com mais valor no mundo em 2021, por forma a compreender o que as
diferencia e qual a estratégia que cada uma destas usa tanto no seu website como nas redes
sociais, focando nas contas de Instagram das respetivas marcas.
Os temas teóricos relacionados com a análise posterior são amplamente discutidos nesta
tese de forma a compreender a importância que as estratégias digitais têm nas marcas de luxo.
Através da investigação percebemos que o consumidor hoje em dia é cada vez mais
jovem, o que leva a que o desenvolvimento por parte das marcas relativamente ao digital tenha
um importância cada vez mais notória.
en
In the luxury market, the existing paradox between exclusivity and rarity, the characteristics of
this sector and the digital world, has gained greater strength over the last years. This dissertation
aims to understand the strategies used by luxury brands at the level of digital marketing, keeping
respect for the brand principles.
The importance of sales through digital channels and applications has grown over the
years in luxury brands, accentuated by the pandemic, these brands started to be more and more
careful in understanding the best strategy to provide their consumers the ease of the digital
world, without ever compromising their values, especially concerning what makes these brands
so exclusive. To understand the strategies used by some of these brands, an analysis was carried
out on the first four luxury brands, according to the Statista database, within the luxury fashion
brands with more value in the world in 2021. The goal was to understand what differentiates
them from each other and what strategy each one of them uses both on their website and on
social networks, focusing on the Instagram accounts of the respective four brands.
The theoretical matters related to the subsequent analysis are widely discussed
throughout this thesis in order to understand the importance and weight of digital strategies in
luxury brands.
Through the research, it was understood that the consumer nowadays is younger and
younger, which makes the brands’ development regarding digital more and more critical