Título
Performance individual e coletiva: efeito da participação em atividades corais
Autor
Abreu, Margarida Silva Pereira de
Resumo
pt
O desempenho é essencial para o sucesso de uma organização, mas há fatores externos à
organização que podem influenciar o desempenho, nomeadamente participações cívicas,
especificamente, em coros.
Pertencer a um grupo coral é um mecanismo educacional onde o indivíduo pode adquirir
competências fundamentais para a vida adulta, desenvolvendo aspetos socias, pessoais e
profissionais.
A motivação é vista como a diferença entre um desempenho médio e um desempenho
excelente.
O flow é a sensação holística que as pessoas têm quando agem com total envolvimento.
Para um indivíduo experienciar este conceito é necessário que a ação a ser desenvolvida tenha
um match total entre as skills necessárias e o desafio da tarefa; objetivo claro; feedback
constante e imediato; e liberdade na tarefa realizada.
A identificação organizacional refere-se a atributos estereotipados de uma organização que
lhe são conferidos por aqueles para quem a organização é relevante e significativa.
No estudo participaram 310 indivíduos, 192 mulheres e 118 homens, com uma média de
idades de 39,37 anos. Entre os resultados obtidos verificamos que a participação nos coros tem
efeito positivo sobre o desempenho individual e coletivo percecionado. Foi encontrado um
efeito similar para a motivação intrínseca, embora, neste caso, a relação com o desempenho
individual e organizacional percebido é mediado pelo flow e pela identificação organizacional.
Estes resultados mostram a importância de fatores de carácter cultural e artístico, nos casos
externos às organizações, que podem estimular o desempenho ou o desenvolvimento
profissional, acabando por favorecer a própria organização.
en
Performance is essential for the success of an organization. However, there are external factors
that may influence performance, such as employees’ participation in civic engagements,
specifically in choirs.
Belonging to a choir is an educational mechanism where an individual can acquire and
develop fundamental life skills, on a social, personal and professional level.
Motivation is seen as the difference between average performance and excellent
performance.
Flow is the holistic feeling that people have when they act with total involvement. For an
individual to experience this concept it is necessary that the action to be developed has a total
match between the skills and the challenged of the task; a clear objective, a constant immediate
feedback; and freedom in task performance.
Organizational identification refers to stereotyped attributes of an organization that are
bestowed by those for whom the company is relevant and meaningful.
In the study participated 329 individuals, 192 women and 118 men, with an average of
39,37 years of age. Among the results obtained, it appears that participation in a choir has a
positive effect on individual and collective performance. A similar effect was found for the
intrinsic motivation, in this case, the relationship between individual and organizational
performance is mediated by flow and by organizational identification.
The results show how the cultural and artistic activities can stimulate professional
performance or development, with both employees and organizations benefitting from these
types of external stimuli.