Título
A satisfação e a motivação dos trabalhadores em funções públicas como fator preponderante na qualidade dos serviços públicos
Autor
Santos, Rute Isabel da Costa Ferreira dos
Resumo
pt
Ao longo dos anos, o tema da motivação e a preocupação com a dimensão humana tem
vindo a ocupar um papel importante na gestão de pessoas, fazendo sentido estudá-lo
também no âmbito da Administração Pública. O dirigente público deve levar em
consideração a gestão da motivação, dado que uma gestão eficaz da motivação das
pessoas induzirá, com maior probabilidade, a níveis adequados de satisfação e
produtividade.
O Setor Público, pela sua especificidade, apresenta maiores desafios no que toca à
motivação dos seus recursos humanos. Devido à implementação de reformas que levaram à
degradação do emprego público e das condições de trabalho, encontramos hoje uma função
pública envelhecida, com reduzido poder de compra e certamente desmotivada. Cabe,
assim, aos dirigentes públicos encontrarem os meios necessários para elevar os níveis
motivacionais destes trabalhadores para que estes sintam a satisfação de oferecer um
serviço público de qualidade.
en
Over the years the theme of motivation and concern with the human dimension has been
playing an important role in people management, making it paramount to study it also within
the Public Administration. The public officer should consider motivation management, as the
effective management of people's motivation is more likely to lead to adequate levels of
satisfaction and productivity.
The Public Sector presents greater challenges regarding the motivation of its human
resources. Due to recent implementation of reforms that led to the degradation of public
employment and working conditions, we now find an aging civil service, with low purchasing
power and certainly unmotivated. Thus it is up to public officials to find the necessary means
to raise the motivational levels of these workers so that they feel satisfied in offering a public
service of quality.