Título
Mobilidade, transporte público de passageiros e sustentabilidade: uma questão de comunicação
Autor
Rodrigues, João André Monteiro
Resumo
pt
A actual crise económica que teve origem no sector financeiro, rapidamente
contagiou os restantes sectores de actividade e arrisca transformar-se numa grave crise
social. O sector do transporte público de passageiros também não passa despercebido e
incólume a esta crise e está a passar por uma situação difícil de sobrevivência, que pode vir
a tornar-se insustentável se nenhuma iniciativa for tomada para contrariar este rumo. As
oportunidades surgem quando as empresas têm de repensar a sua actividade, efectuar
corte na sua despesa e nos seus orçamentos e de criar novos serviços e relações de
proximidade com os seus actuais clientes e com potenciais clientes, promovendo o
transporte público de passageiros.
Tendo em conta as necessidades de deslocação e de mobilidade das pessoas, a
resposta do transporte público de passageiros, o papel das autarquias e a sustentabilidade
do sistema, procurou-se enquadrar as questões da comunicação, enquanto pólo agregador.
Para ajudar a compreender esta ligação, foram escolhidos dois serviços de proximidade
criados no âmbito do projecto comunitário INTERREG III em 2008 e tentando compreender
os contributos de cada um deles para a melhoria das condições de mobilidade, de acesso
ao transporte público de passageiros e de sustentabilidade, tendo em conta as questões da
comunicação, sabendo de antemão que um dos projectos teve sucesso e o outro não.
en
The current economic crisis that was originally started in the financial sector, quickly
spread to the rest of the activity sectors and is becoming to start a serious social crisis. The
public transport sector isn´t untouched by this crisis and is going through a difficult survival
situation, which might become unsustainable if no action isn´t taken. Opportunities arise
when companies have to rethink their business, cut their expenses and their budgets, create
new services and new relationships with their current customers and potential customers,
promoting public transport.
Taking into account the needs of travel and mobility of people, the response of public
transport, the role of municipalities and the sustainability of the system, with an aggregating
framing communication pole. To help to understand this connection, were chosen two local
services established under the EU INTERREG III project in 2008, and tried to understand the
contributions of each to improvement mobility, access to public transport and sustainability,
taking into account the issues of communication, knowing beforehand that one of the
projects succeed and other did not.