Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Mobilidade, transporte público de passageiros e sustentabilidade: uma questão de comunicação

Autor
Rodrigues, João André Monteiro
Resumo
pt
A actual crise económica que teve origem no sector financeiro, rapidamente contagiou os restantes sectores de actividade e arrisca transformar-se numa grave crise social. O sector do transporte público de passageiros também não passa despercebido e incólume a esta crise e está a passar por uma situação difícil de sobrevivência, que pode vir a tornar-se insustentável se nenhuma iniciativa for tomada para contrariar este rumo. As oportunidades surgem quando as empresas têm de repensar a sua actividade, efectuar corte na sua despesa e nos seus orçamentos e de criar novos serviços e relações de proximidade com os seus actuais clientes e com potenciais clientes, promovendo o transporte público de passageiros. Tendo em conta as necessidades de deslocação e de mobilidade das pessoas, a resposta do transporte público de passageiros, o papel das autarquias e a sustentabilidade do sistema, procurou-se enquadrar as questões da comunicação, enquanto pólo agregador. Para ajudar a compreender esta ligação, foram escolhidos dois serviços de proximidade criados no âmbito do projecto comunitário INTERREG III em 2008 e tentando compreender os contributos de cada um deles para a melhoria das condições de mobilidade, de acesso ao transporte público de passageiros e de sustentabilidade, tendo em conta as questões da comunicação, sabendo de antemão que um dos projectos teve sucesso e o outro não.
en
The current economic crisis that was originally started in the financial sector, quickly spread to the rest of the activity sectors and is becoming to start a serious social crisis. The public transport sector isn´t untouched by this crisis and is going through a difficult survival situation, which might become unsustainable if no action isn´t taken. Opportunities arise when companies have to rethink their business, cut their expenses and their budgets, create new services and new relationships with their current customers and potential customers, promoting public transport. Taking into account the needs of travel and mobility of people, the response of public transport, the role of municipalities and the sustainability of the system, with an aggregating framing communication pole. To help to understand this connection, were chosen two local services established under the EU INTERREG III project in 2008, and tried to understand the contributions of each to improvement mobility, access to public transport and sustainability, taking into account the issues of communication, knowing beforehand that one of the projects succeed and other did not.

Data

09-mai-2014

Palavras-chave

Mobilidade
Transporte público de passageiros
Mobility
Comunicação -- Communication
Crise -- Crisis
Sustentabilidade -- Sustainability
Transporte público -- Public transportation

Acesso

Acesso livre

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