Título
Qualidade da informação e consumo online: Fake news e desinformação
Autor
Rocha, Rita Grilo
Resumo
pt
Esta dissertação, envolvida no Mestrado em Sociologia, têm como objetivo o estudo e
aprofundamento sobre a problemática da qualidade da informação online nomeadamente o estudo do
fenómeno das fake news e desinformação relativa ao consumo de tabaco. A questão de partida
assinalada para esta investigação baseou-se em “Qual é a perceção da população portuguesa sobre o
fenómeno das fake news e desinformação relativamente ao consumo de tabaco?”, relacionando as
questões sociológicas sobre o uso e conteúdo exposto online, tal como o consumo de informação
relativo ao consumo de tabaco. De modo a dar resposta a esta questão de partida foi empregado um
estudo qualitativo sustentado a partir de uma abordagem intensiva de pesquisa via online e técnica de
investigação de recolha de dados, a entrevista, explorando também as temáticas de literacia mediática
e literacia em saúde. Conclui-se, nesta investigação, que a perceção da população sobre notícias e
informações atuais baseia-se no tipo de informação que consomem online e posteriormente no
contacto com a sua rede de contactos de amigos e familiares. No que diz respeito às dimensões
literárias da população, segundo as referências bibliográficas onde esta investigação se apoiou, estas
contribuem para a promoção de um estilo de vida saudável e uma visão crítica e consciente das
potencialidades dos conteúdos na Internet.
en
This dissertation, involved in the Master's degree in Sociology, aims to study and deepen the
issue of the quality of online information, specifically the study of the phenomenon of fake news and
disinformation related to tobacco consumption. The starting point for this investigation was based on
“What is the perception of the Portuguese population about the phenomenon of fake news and
misinformation regarding tobacco consumption?”, connecting the sociological issues about the use
and the content exposed online, such as the consumption of information related to tobacco
consumption. In order to answer this question, it was used a a qualitative study based on an intensive
approach of online research and data collection investigation technique (interview), also exploring the
themes of media literacy and health literacy. In this investigation, it was concluded that the
population's perception of current news and information is based on the type of information they
consume online and later in contact with their network of friends and family. With regard of the
literary dimensions of the population, according to the bibliographic references where this research
was based, these contribute to the promotion of a healthy lifestyle and a critical and conscious view of
the potential of the Internet content.