Título
Contribution of the destination weddings for the arise of events tourism: the case of Portugal
Autor
Mendonça, Sofia Fernandes Gata Arnaut de
Resumo
pt
Apesar de representar uma tendência mundial recente, o turismo de casamentos teve um
crescimento de 75% nos últimos anos, mostrando que este mercado, especificamente, o
nicho de "destination weddings", está a revelar ter um desenvolvimento otimista e a
tornar-se um tema relevante no turismo de eventos. O principal objetivo do estudo é
entender como é que os "destination weddings" contribuem para o incremento do turismo
de eventos em Portugal, examinando as táticas utilizadas para um posicionamento
internacional; pesquisar a motivação de casais estrangeiros na escolha de Portugal como
destino de casamento, compreendendo o seu nível de preferência e perceber como é que
a pandemia Covid19 influenciou este nicho de mercado. Foi utilizado um método
quantitativo para alcançar os objetivos, sendo que foram elaborados 2 inquéritos
distintos, um para casais estrangeiros e outro para fornecedores que fazem parte da
indústria. Desta forma, um método de triangulação de dados foi adotado com o objetivo
de obter resultados robustos, por meio, do recolhimento de um número mais amplo de
dados. Os resultados obtidos mostram principalmente como os "destination weddings"
contribuíram para o turismo de eventos.
en
Despite representing a recent world trend, wedding tourism felt a growth of 75% the
past few years, which shows this market, specifically, the destination weddings niche, is
proving to have an optimistic development and becoming a relevant topic in events
tourism. The study’s main objective analyzes how the destination weddings have
contributed for the arise of events tourism in Portugal by examining what tactics are
being utilized towards an international positioning; research the motivation of foreign
couple´s in selecting Portugal as their wedding destination, understanding their
preference level and understand how the Covid19 pandemic came to influence this
niche market. A quantitative method was used to achieve the objectives, being that 2
distinct surveys were elaborated, to foreign couples and another to vendors that take
part in the industry. This way, a data triangulation method was adopted with the goal of
obtaining robust results by gathering a broader source of data. The findings drawn
mainly state how the destination weddings have contributed to events tourism.