Título
España y los fondos europeos: radialidad o transversalidad
Autor
Roset Alvarez, Gerard
Resumo
pt
O Corredor do Mediterrâneo é uma das infraestruturas de transporte de mercadorias e passageiros
mais importantes não só de Espanha, como da União Europeia. No entanto, o seu nível de
implementação, construção e desenvolvimento na Península Ibérica é muito inferior quando
comparado com o investimento feito no Corredor Central, parte do sistema radial. A importância
atribuída a este sistema, encontra as suas origens no século XVI, onde estas vias cumpriam funções
políticas e estratégicas da Casa Real Espanhola. Mais tarde, com o aparecimento do comboio no século
XIX, esta perspectiva manteve-se e os caminhos ferroviários acompanharam-na.
Este sistema manteve-se, inclusive, depois da entrada de Espanha na União Europeia em 1986.
Facto visível não só no delineamento e construção de auto estradas, como no estabelecimento e
implementação do AVE, expoente máximo desse sistema antiquado.
Esta dissertação, que se foca na análise comparativa de mapas referentes às diferentes fases de
construção das infra-estruturas de transporte em Espanha, visa demonstrar que o padrão radial até
agora implementado, desconsidera a natural superioridade económica associada à exploração e
investimento nas regiões periféricas da Península Ibérica.
A conclusão deste trabalho revela que o vínculo Europeu em pouco contribuiu para a mudança e
atualização da mentalidade dos sucessivos governos espanhóis em relação ao tema abordado. Pelo
contrário, continua evidente o problema "Sistema radial versus mercado transversal" o que reflecte,
em última análise, a incapacidade da União Europeia de impor aos Estados Membros uma agenda
comum.
en
The Mediterranean Corridor is one of the most important transport infrastructure for goods and
passengers not only in Spain, but also in the European Union. However, its level of implementation,
construction and development in the Iberian Peninsula is much lower when compared to the
investment made in the Central Corridor, included in the radial system . The importance attributed to
this system, finds its origins in the 16th century, where these routes fulfilled political and strategic
functions of the Spanish Royal House. Later, with the appearance of the train in the 19th century, this
perspective was maintained and the railways followed it.
This system has been maintained even after Spain's entry into the European Union in 1986. This
is visible not only in the design and construction of motorways, but also in the establishment and
implementation of the AVE, the maximum exponent of this old-fashioned system.
This dissertation, which focuses on the comparative analysis of maps referring to the different
phases of construction of transport infrastructures in Spain, aims to demonstrate that the radial
pattern implemented so far, disregards the natural economic superiority associated with exploration
and investment in the peripheral regions of the Iberian Peninsula.
The conclusion of this work reveals that the European partnership did little to change and update
the mentality of successive Spanish governments in relation to the topic addressed. On the contrary,
the problem "Radial system versus cross market" remains evident, which ultimately reflects the
European Union's inability to impose a common agenda on Member States.