Título
Internationalization strategies of the companies via e-commerce
Autor
Tovstolyak, Yuliya
Resumo
pt
O e-commerce eliminou todas as fronteiras nacionais entre os países e proporcionou uma
nova dimensão ao processo de internacionalização. A evolução tecnológica tornou
inevitável o estudo do comércio eletrónico no ambiente internacional.
Este estudo visa evidenciar as possibilidades e desafios do e-commerce e,
consequentemente, o impacto dessa forma de internacionalização na estratégia das
empresas.
Para o desenvolvimento de um estudo empírico, foram analisadas cinco entrevistas com
o objetivo principal de analisar as motivações que levaram as empresas a expandirem
online.
Como o consumidor é o principal player neste processo, foi estudada a perspetiva do
mesmo em relação ao e-commerce. Para isso, foi criado um inquérito online para analisar
o impacto das redes sociais na relação com o consumidor.
Os resultados sugerem uma conexão aparente entre as estratégias de internacionalização
e a adaptação do e-commerce. Neste estudo, podemos verificar que o e-commerce é uma
das principais estratégias de internacionalização.
en
E-commerce eliminated all national borders between countries and provided a new
dimension to the internationalization process. Technological developments have made
the study of electronic commerce in the international environment inevitable.
This study highlights the possibilities and challenges of e-commerce and, consequently,
the impact of this form of internationalization on company strategy.
For the development of an empirical study, five interviews were analyzed with the
primary objective of exploring the motivations that led companies to expand online.
As the consumer is the leading player in this process, its perspective concerning ecommerce was studied. For this, an online survey was created to analyze the impact of
social networks on the consumer's relationship.
The results suggest an apparent connection between internationalization strategies and
the adaptation of e-commerce. In this study, we conclude that e-commerce is one of the
main internationalization strategies.