Título
Technical, financial and environmental evaluation of 4G long term evolution: Advanced with femtocell base stations
Autor
Vaz, Filipe José Antunes Silva Moreno
Resumo
pt
Os recentes avanços na tecnologia de comunicações móveis têm permitido um
crescimento considerável da indústria, tanto em termos de tráfego como em número de
clientes. No entanto, para conseguir manter uma qualidade de experiência aceitável e com
elevada qualidade de serviço, um operador de comunicações móveis depara-se com elevados
custos de investimento e operação.
A eficácia em termos de custos e a pegada ambiental são dois factores que, entre
outros, um operador de telecomunicações móveis deve ter em conta de modo a manter as suas
técnicas de planeamento de rede preparadas para o acelerado crescimento do tráfego nas redes
móveis do futuro. Com a chegada próxima do LTE-Advanced e com a crescente popularidade
de femtocells, torna-se necessário avaliar e quantificar a viabilidade económica e o potencial
de poupança de energia deste novo tipo de estação de base quando utilizado como uma opção
de implantação autónoma, ou quando utilizado para suporte de uma rede de macro células.
Dessa forma, foram dimensionados diferentes casos de implementação baseados nos
requisitos de capacidade. Foi também aplicada uma distribuição de tráfego não-uniforme, a
fim de avaliar a resistência ao futuro e a flexibilidade de aplicação desta solução proposta.
Fez-se uma comparação entre uma implementação apenas com recurso a macro células, uma
implementação feita completamente com recurso a femtocells e uma solução conjunta destes
dois tipos de estação-base.
O estudo concluiu que, para requisitos de baixa capacidade, a melhor implementação
é uma rede de duas camadas, com femtocells utilizadas para o backhaul das ligações indoor.
A solução conjunta permite ainda a resolução eficaz de problemas de cobertura no interior de
edifícios. De acordo com a nossa projecção das necessidades futuras de capacidade concluiu-se que a implementação de uma rede apenas com recurso a femtocells é a melhor opção, do
ponto de vista da capacidade, financeiro e ambiental.
Também foi apresentada uma metodologia para quantificar a pegada ambiental
devida ao consumo de energia, através da qual se estudou e estimou os custos associados à
implementação de uma rede com pegada ambiental nula.
en
Recent advances in mobile communication technology have allowed for considerable
growth both in traffic and user numbers. However, in order to maintain acceptable quality of
experience and service levels with increasing network capacity requirements, a mobile
communications operator is challenged with high investment costs and high operating costs.
Cost effectiveness and environmental sustainability are two major factors a mobile
telecommunications operator must take into account in order to maintain its network planning
techniques ready for the accelerated growth of traffic in future mobile networks. With the
incoming LTE-Advanced system and with the increasing popularity of femtocells, it becomes
necessary to evaluate and quantify the economic viability and sustainability of this new type
of base station when used as a standalone deployment option, as well as when used in a two-tier network.
Therefore, different cases were used with a deployment method based on capacity
used with a varying non-uniform traffic distribution in order to assess the future resistance
and flexibility of this proposed solution. A comparison was made between macro cell
coverage only, full femtocell coverage and a two-tier joint solution.
Our study has concluded that for low capacity demands, the best approach is a two-tier network with femtocells used for indoor backhaul. A joint solution also allows for the
cost-effective resolution of indoor coverage issues. According to our future capacity
requirements projected, it has been concluded that a full femtocell deployment, by far, the
most economically viable option.
A method for the quantification and suppression of carbon emissions due to energy
consumption is also proposed, through which we studied and estimated the price for the
achievement of a zero carbon emissions network.