Título
Impacto das características do conselho de administração na divulgação da responsabilidade social corporativa
Autor
Almeida, Margarida Grave de
Resumo
pt
O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto das caraterísticas do Conselho de
Administração ao nível da divulgação da responsabilidade social corporativa, baseando-se numa
amostra de 383 empresas britânicas cotadas na London Stock Exchange, entre 2014 e 2018. É
utilizado o modelo random effects, com a variável dependente Environmental, Social e
Governance (ESG) score de divulgação da responsabilidade social corporativa. As variáveis
independentes são potenciais características do Conselho de Administração, determinantes
para a performance da divulgação da responsabilidade social corporativa. Os resultados
encontrados fornecem evidências empíricas de um impacto positivo na divulgação da
responsabilidade social corporativa das seguintes características do Conselho de Administração:
competências específicas, divulgação da experiência profissional, presenças dos membros nas
reuniões, proporção de membros não-executivos, o CEO ser membro do Conselho de
Administração, diversidade de género, e independência do comité de auditoria. Os resultados
sugerem também que existem diferenças nas características do Conselho de Administração que
têm influência sobre os diferentes pilares ambiental, social e governance, da divulgação não
financeira individualmente. Foi demonstrado que empresas com melhor performance de
divulgação da responsabilidade social corporativa são mais influenciadas pela presença de
membros não-executivos no Conselho de Administração. Empresas com mais experiência são
mais influenciadas pela presença de membros não-executivos no Conselho de Administração,
por competências específicas dos membros do conselho e pela diversidade de género no
mesmo. Conclui-se que os resultados deste estudo, vão de encontro às teorias que dão base e
suporte à compreensão e explicação do comportamento da divulgação da responsabilidade
social corporativa.
en
This study analyses the impact of board characteristics on corporate social responsibility
disclosure, using a sample of 383 British companies listed on the London Stock Exchange
between 2014 and 2018. A random effects model analysis is performed with the Environmental,
Social e Governance (ESG) score of corporate social responsibility disclosure, as a dependent
variable. The independent variables are potential board characteristics determinants for
corporate social responsibility disclosure performance. The board of director’s characteristics
that provide an empirical evidence of a positive impact on corporate social responsibility
disclosure are: specific skills, professional experience disclosure, presence in board meetings,
proportion of non-executive members, CEO as a member of the board, gender diversity, audit
committee independence. Results also suggest that there are differences in board of director’s
characteristics that influence the environmental, social and governance pillars individually of
non-financial disclosure. It was demonstrated that the companies with the best performance in
disclosing corporate social responsibility are also the ones which are the most influenced by the
presence of non-executive members of the board. Experienced companies are the most
influenced by the presence of non-executive members of the board, members specific skills and
gender diversity. The study findings are in line with the theories that provide a basis for the
understanding and explanation of the behavior of corporate social responsibility disclosure.