Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Impacto das características do conselho de administração na divulgação da responsabilidade social corporativa

Autor
Almeida, Margarida Grave de
Resumo
pt
O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto das caraterísticas do Conselho de Administração ao nível da divulgação da responsabilidade social corporativa, baseando-se numa amostra de 383 empresas britânicas cotadas na London Stock Exchange, entre 2014 e 2018. É utilizado o modelo random effects, com a variável dependente Environmental, Social e Governance (ESG) score de divulgação da responsabilidade social corporativa. As variáveis independentes são potenciais características do Conselho de Administração, determinantes para a performance da divulgação da responsabilidade social corporativa. Os resultados encontrados fornecem evidências empíricas de um impacto positivo na divulgação da responsabilidade social corporativa das seguintes características do Conselho de Administração: competências específicas, divulgação da experiência profissional, presenças dos membros nas reuniões, proporção de membros não-executivos, o CEO ser membro do Conselho de Administração, diversidade de género, e independência do comité de auditoria. Os resultados sugerem também que existem diferenças nas características do Conselho de Administração que têm influência sobre os diferentes pilares ambiental, social e governance, da divulgação não financeira individualmente. Foi demonstrado que empresas com melhor performance de divulgação da responsabilidade social corporativa são mais influenciadas pela presença de membros não-executivos no Conselho de Administração. Empresas com mais experiência são mais influenciadas pela presença de membros não-executivos no Conselho de Administração, por competências específicas dos membros do conselho e pela diversidade de género no mesmo. Conclui-se que os resultados deste estudo, vão de encontro às teorias que dão base e suporte à compreensão e explicação do comportamento da divulgação da responsabilidade social corporativa.
en
This study analyses the impact of board characteristics on corporate social responsibility disclosure, using a sample of 383 British companies listed on the London Stock Exchange between 2014 and 2018. A random effects model analysis is performed with the Environmental, Social e Governance (ESG) score of corporate social responsibility disclosure, as a dependent variable. The independent variables are potential board characteristics determinants for corporate social responsibility disclosure performance. The board of director’s characteristics that provide an empirical evidence of a positive impact on corporate social responsibility disclosure are: specific skills, professional experience disclosure, presence in board meetings, proportion of non-executive members, CEO as a member of the board, gender diversity, audit committee independence. Results also suggest that there are differences in board of director’s characteristics that influence the environmental, social and governance pillars individually of non-financial disclosure. It was demonstrated that the companies with the best performance in disclosing corporate social responsibility are also the ones which are the most influenced by the presence of non-executive members of the board. Experienced companies are the most influenced by the presence of non-executive members of the board, members specific skills and gender diversity. The study findings are in line with the theories that provide a basis for the understanding and explanation of the behavior of corporate social responsibility disclosure.

Palavras-chave

Conselho de Administração
Board of Directors
Corporate social responsibility
Divulgação voluntária
Voluntary disclosure
Responsabilidade social corporativa
ESG score

Acesso

Acesso livre

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