Título
Graffiti and urban art as political participation in the process of touristification in Lisbon: A psychosocial analysis
Autor
Fernandes, Carolina Sofia Gonçalves
Resumo
pt
O presente estudo teve como objetivo analisar graffiti e arte urbana como práticas sociopolíticas para contestar e/ou para promover a turistificação (Sequera & Nofre, 2018) a acontecer em Lisboa, e processos e impactos psicossociais associados. Tais práticas foram interpretadas como representações sociais (Howarth, 2006; Moscovici, 1972), representando problemas sociais através de imagens, símbolos e metáforas e revelando processos psicossociais associados, como de apego e identidade de lugar. Através de uma etnografia errante (Trói & Batel, 2020) foram recolhidas 19 imagens de graffiti e arte urbana formal (i.e. legal) e informal (i.e. ilegal), detalhadas numa tabela etnográfica. Posteriormente realizou-se a Análise Retórica Visual de todos os dados que consistiu, primeiro, numa Análise Temática e depois numa Análise Pragmática do Discurso (Batel & Castro, 2018). Dois temas relevantes emergiram da Análise Temática: “turistificação” e “crise habitacional em Portugal”, e um conjunto de subtemas associados.
Verificou-se que, apesar de ambos os temas surgirem muito associados, especialmente quanto à escala do problema, quanto à sua relação com o apego ao lugar e significados simbólicos, a quem e que processos são responsáveis, e à justiça social e direitos, algumas diferenças foram identificadas. O tema da “turistificação” surge mais associado à identidade nacional, enquanto que a “crise habitacional em Portugal” surge mais associada à responsabilização do governo nacional e governos locais.
Os resultados são discutidos com vista ao contributo deste trabalho para um alargamento das conceções de participação política e para a compreensão dos processos psicossociais associados à turistificação no âmbito da Psicologia Ambiental, Política e Sociocultural.
en
The present study aims to analyse graffiti and urban art as sociopolitical practices to contest and/or to promote touristification (Sequera & Nofre, 2018) happening in Lisbon. Such practices were interpreted as social representations (Howarth, 2006; Moscovici, 1972), representing social problems through images, symbols and metaphors and revealing associated psychosocial processes, such as of place attachment and place identity. Through a wandering ethnography (Trói & Batel, 2020) 19 images of formal (i.e. legal) and informal (i.e. illegal) graffiti and urban art were collected and detailed on an ethnographic table. Later a Visual Rhetoric Analysis was conducted of the data which consisted, first, on a Thematic Analysis and then a Pragmatic Discourse Analysis (Batel & Castro, 2018). Two relevant themes emerged from the Thematic Analysis: “touristification” and “habitational crisis in Portugal”, and a set of associated subthemes.
We also verified that despite both themes emerging very associated, especially on the scale of the problem, their link to place attachment and symbolic meanings, to whom and which processes are responsible, and to social justice and rights, some differences were identified. The theme of “touristification” is more associated with national identity whereas the “habitational crisis in Portugal” is more associated with the responsibility of the national government and local governments.
The results are discussed aiming to contribute to an enlargement of the conceptions of political participation and to the understanding of psychosocial processes associated with touristification in the scope of Political, Environmental and Sociocultural Psychology.