Título
Stimulus from social media influencers to the Portuguese tourism and travel industry in the COVID-19 era
Autor
Madureira, Lara Batista
Resumo
pt
A forma como a sociedade comunica tem experienciado significativas mudanças nos
últimos anos. Consequentemente, originou-se uma revolução no processo de recolha e
troca de informação dos consumidores a respeito de marcas, produtos e serviços.
Atualmente, qualquer pessoa pode expressar a sua opinião nas suas contas nas redes
sociais e partilhá-la com quem quiser a uma escala global. É desta forma que aparecem
os Influenciadores de Redes Sociais (IRSs), qualquer pessoa com uma audiência
consideravelmente grande nas redes sociais pode influenciar outros utilizadores a agir da
mesma forma que eles.
Atualmente, a indústria de Turismo e Viagens (T&V) está a enfrentar desafios sem
precedentes devido à pandemia Covid-19. Sendo um dos maiores setores em todo o
mundo, capaz de impulsionar o desenvolvimento socioeconómico e a criação de emprego,
é vital que esta indústria recupere o mais rapidamente possível. Inúmeras ações estão a
ser realizadas com a finalidade de estimular o turismo e uma ótima forma de o fazer pode
ser através dos IRSs. Resumidamente, esta pesquisa tenciona entender se os IRSs podem
estimular a indústria de T&V, mostrando que um destino e os seus serviços/produtos
turísticos são seguros neste período de medo de viajar devido à pandemia.
en
The way society communicates has gone through huge changes during the years. This has
led to a revolution on the process of gather and exchange information by the consumers
regarding brands, products and services. Nowadays, any person can express their opinion
on their social media accounts and share it with whoever he/she wants on a global scale.
It’s here that Social Media Influencers (SMIs) appear, anyone with a considerably large
audience on social media can influence many others to take an action.
Currently, the Tourism & Travel (T&T) industry is facing unprecedent challenges due to
the Covid-19 pandemic, being one of the biggest sectors worldwide, driving socio economic development and job creation is vital for this industry to recover as faster as
possible. Many actions are being done to make that happen and one possible great tool
are SMIs. Shortly, this research aims to understand if SMIs can boost the T&T industry
by showing that a destination and its tourism services/products are safe in this time of
fear of travelling due to the pandemic.